Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78741
Título: | O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária |
Outro(s) título(s): | The Little Prince. Strategies to develop literary education |
Autor(es): | Azevedo, Sara Neto de |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Educação literária Literatura infantojuvenil Livros clássicos Valores Children's literature Classic books Literary education Values |
Data: | 24-Fev-2022 |
Resumo(s): | Este projeto de intervenção pedagógica supervisionada foi desenvolvido numa turma
do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico,
com a finalidade de desenvolver a Educação Literária dos estudantes com recurso aos livros
clássicos.
A obra escolhida para o efeito foi O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, com o
propósito de, desenvolvendo atividades lúdicas, os alunos mobilizassem aprendizagens
significativas.
O projeto, alicerçado na metodologia de um programa de leitura fundamentado na
literatura, incluiu a realização de atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, conseguindo
trabalhar os conhecimentos do livro mais aprofundadamente. Os instrumentos de recolha de
dados consistiram em observações participantes em contexto de sala de aula, trabalhos realizados
pelos alunos, momentos reflexivos realizados diariamente, questionário e registos fotográficos.
De um modo geral, o projeto demonstrou que, através da leitura de um livro clássico, os
alunos desenvolveram a sua Educação Literária, além de terem adquirido conhecimentos e valores
relevantes para a sua formação enquanto membros de uma sociedade. This supervised educational intervention project was developed in a 1st grade class of the 1st cycle of basic education and in a 5th grade class of the 2nd cycle of basic education, with the purpose of developing students' Literacy Education using classic books. The book chosen was The Little Prince, by Antoine de Saint-Exupéry, with the purpose of developing playful activities, so that students could mobilize significant learning. The project, based on the methodology of a reading program based on literature, included pre-reading, reading, and post-reading activities, managing to work on the knowledge of the book in greater depth. The data collection tools consisted of participant observations in the classroom, student work, daily reflective moments, a questionnaire, and photographic records. Overall, the project demonstrated that, through the reading of a classic book, students developed their Literary Education, in addition to having acquired knowledge and values relevant to their formation as members of a society. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78741 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Neto de Azevedo.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons