Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7871

TitleAplicação de sistemas de informação geográfica na gestão ambiental da Ria Arosa
Author(s)Pinho, José L. S.
Duarte, António A. L. Sampaio
Vieira, J. M. Pereira
Carmo, José S. A.
KeywordsQualidade da água
Avaliação de impacto ambiental
SIG
Hidrodinâmica
Ria Arosa
Issue date2000
PublisherAssociação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)
CitationCONGRESSO SOBRE APROVEITAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM PAÍSES DE IDIOMA PORTUGUÊS, 1, Rio de Janeiro, 2000 - “Congresso sobre Aproveitamento e Gestão de Recursos Hídricos em Países de Idioma Português”. [S.l. : s. n. , 2000].
Abstract(s)Nas rias do Noroeste da região da Galiza (Espanha) são utilizadas plataformas flutuantes na cultura intensiva do bivalve Mytilus Edulis. A diminuição de produção deste bivalve verificada nos últimos anos deve-se à degradação da qualidade das águas costeiras motivada, entre outros factores, pela grande quantidade de sedimentos orgânicos depositados por via desta técnica de aquicultura. Este problema ambiental tem sido objecto de diversos estudos, baseados em dados resultantes da monitorização das características físicas, químicas e biológicas deste ecossistema costeiro, com destaque para a modelação da hidrodinâmica e da qualidade da água, visando a implementação de sistemas de apoio à decisão. No presente trabalho descreve-se, de forma simplificada, o software utilizado, a metodologia geral do processo de integração da informação num Sistema de Informação Geográfica e apresentam-se alguns exemplos de mapas temáticos que ilustram as possibilidades do processo utilizado, na modelação da Ria Arosa.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7871
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-HID - Comunicações a Conferências Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLPinho _1ºCHRHPLOP Rio_2000.PDFDocumento principal1,12 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID