Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7870

TítuloModelação matemática do impacto de caudais de cheia nas condições de escoamento fluvial. Um caso de estudo
Autor(es)Duarte, António A. L. Sampaio
Pinho, José L. S.
Ramísio, Paulo J.
Vieira, J. M. Pereira
Palavras-chaveGestão de recursos hídricos
Modelação matemática
Mitigação de impactos
Rio Este
Data2001
EditoraAssociação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH)
CitaçãoSIMPÓSIO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, 5, Aracajú, 2001 - "Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (SILUSBA)". [S.l.: s.n., 2001].
Resumo(s)A previsão de situações de cheia é uma tarefa difícil devido quer à incerteza associada aos caudais de cheia afluentes durante a propagação da onda de cheia, quer à complexidade e variabilidade das características geométricas dos leitos de cheia. O presente trabalho teve como objectivo avaliar o impacto da construção duma plataforma, que ocupará parcialmente o leito de cheia de um trecho do Rio Este, no comportamento hidráulico desse rio e na configuração das zonas anteriormente inundáveis. No estudo hidrológico foram utilizados vários métodos para estimar os caudais de cheia, face à exiguidade dos registos disponíveis relativos a precipitações e caudais. A análise efectuada baseou-se na previsão de alturas de água e velocidades resultante da aplicação dum modelo hidrodinâmico bidimensional (2D-H) na simulação de diferentes cenários de cheia. Na delimitação das áreas inundadas recorreu-se a técnicas dos Sistemas de Informação Geográfica integradas no ambiente hidroinformático utilizado. Os resultados obtidos mostraram que a execução do aterro proposto terá um impacto diminuto no comportamento hidrodinâmico deste trecho. A metodologia aplicada revelou-se muito útil para a previsão e mitigação dos impactos de situações de cheia, aspecto relevante para a gestão integrada da bacia hidrográfica.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7870
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-HID - Comunicações a Conferências Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ASDuarte_5ºsilusba_2001.pdfdocumento principal1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID