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TitleEntre o apelo social e o promocional: um estudo sobre o impacto do conteúdo de comunicação em tempos de COVID-19
Other titlesBetween social and promotional appeal: a study on the impact of communication content in times of COVID-19
Author(s)Dellarmelin, Mateus Luan
Duarte Melo, Ana
KeywordsConteúdo de comunicação
Redes sociais
Publicidade online
COVID-19
Communication content
Social network
Online advertising
Issue date30-Jun-2022
PublisherInstituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social
JournalComunicação Pública
CitationDellarmelin, M. L., & Melo, A. D. (2022). Entre o apelo social e o promocional: Um estudo sobre o impacto do conteúdo de comunicação em tempos de covid-19. Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.260
Abstract(s)Este estudo explora as implicações do conteúdo de comunicação face ao contexto pandémico e à relevância das redes sociais durante esse período. O objetivo foi verificar de que forma a manipulação do conteúdo de uma publicidade online em uma rede social influenciaria a intenção de compra, o quociente emocional e o envolvimento dos consumidores. Foi levada a cabo uma pesquisa causal, através da realização de um experimento de um fator, entre-sujeitos, em que a variável independente – conteúdo da comunicação – foi manipulada em dois âmbitos: social e promocional. Ao obtermos suporte para as hipóteses, torna-se perceptível que a implementação de uma estratégia de conteúdo de comunicação que considere as preocupações contextuais emergentes pode tornar-se uma vantagem competitiva, pois os consumidores valorizam mais um comportamento pró-social e responsável da empresa do que as suas ofertas promocionais.
This study explores the implications of communication content given the pandemic context and the relevance of social media during that period. The objective was to verify how the manipulation of the content of an online advertisement in a social network would influence purchase intention, emotional quotient, and consumer engagement. A causal research was carried out, by conducting a one-factor, between-subjects experiment, where the independent variable – communication content – was manipulated at two levels: social and promotional. The results support the hypotheses, making it evident that implementing a communication content strategy that considers emerging contextual concerns can become a competitive advantage because consumers value a company's pro-social and responsible behavior more than the value of its promotional offerings.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78661
DOI10.34629/cpublica.260
ISSN2183-2269
Publisher versionhttps://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/260
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
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