Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7822

TitleÁlcool, tabaco e outras drogas : concepções de professores e alunos do ensino básico e secundário e análise de programas e manuais escolares
Author(s)Gonçalves, Artur
Advisor(s)Carvalho, Graça Simões de
Rodrigues, Vítor Manuel da Costa
Issue date21-Apr-2008
Abstract(s)O álcool, o tabaco e as outras drogas - como grave problema social que afecta particularmente os jovens pela disruptibilidade que introduzem nos seus “sistemas de acção” - constituem o âmago deste trabalho de investigação. Para a prevenção do uso/abuso de drogas, a ONU, a UNESCO e outros organismos internacionais reconhecem na escola (programas e manuais escolares, professores e alunos) o centro ideal de prevenção da toxicodependência, uma prevenção inserida num plano global da Educação para a Saúde (Rodrigues et al., 2006) pelo que se procurou verificar: i) que níveis de abordagem são feitos ao álcool, ao tabaco e às outras drogas nos programas e nos manuais escolares a que dão origem, no período histórico posterior a revolução do 25 de Abril de 1974; ii) quais as concepções dos professores e dos alunos sobre os programas e manuais escolares no domínio da problemática aditiva e; iii) que percepção têm os professores e que avaliação fazem os alunos acerca das abordagens realizadas em contexto escolar ao tema da droga e da toxicodependência. No domínio dos programas e manuais escolares foram analisados 13 programas escolares desde 1968, 348 manuais escolares do ensino básico e secundário português desde 1947 e 61 manuais de 16 países participantes no European FP6 STREP Project Biohead-Citizen. Foi constituída uma amostra de 209 professores e 816 alunos para a análise das suas concepções. A amostra de professores é formada por docentes do 1º CEB (N=76), do 2º CEB (N=68) e do 3º CEB e ensino secundário (N=65). Por seu turno, o conjunto dos alunos é constituído por 198 alunos do 3º ano, 210 alunos do 6º ano, 207 alunos do 9º ano e 201 alunos do 10º ano. Para a recolha de dados documentais recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, enquanto que para os professores e alunos foram utilizados questionários especificamente construídos para o efeito. No primeiro caso os dados foram trabalhados numa vertente qualitativa, enquanto que no segundo procedeu-se a uma abordagem quantitativa tendo-se recorrido ao programa informático SPSS 13.0 para tratamento estatístico. Os resultados mostram claramente que embora as referências explícitas ao álcool, ao tabaco e às outras drogas tenham aumentado nos programas e manuais escolares ao longo do friso cronológico, os professores e os alunos avaliam negativamente os programas escolares, os manuais escolares e as abordagens realizadas em contexto escolar no domínio do álcool, tabaco e outras drogas. Tanto nos manuais portugueses como nos manuais dos 16 países participantes no European FP6 STREP Project Biohead-Citizen há um predomínio da concepção biomédica sobre a da promoção da saúde, na abordagem aos problemas físicos, psicológicos e sociais originados pelo uso/abuso de álcool, de tabaco e de outras drogas. Ainda neste domínio, constata-se que a componente textual do manual é significativamente maior à dimensão icónica na abordagem ao problema aditivo e que, só a Finlândia, tem no seu currículo escolar a disciplina de Educação para a Saúde, facto pelo qual o seu manual surge naturalmente como o mais completo na abordagem ao problema do álcool, tabaco e outras drogas a par de se situar a sua abordagem no paradigma da promoção da saúde. Verifica-se que os níveis de abordagem ao álcool, tabaco e outras drogas nos manuais portugueses aumenta progressivamente de frequência e intensidade do 1ºCEB (3ºano) até ao 3ºCEB (9º ano) mas cai abruptamente no ensino secundário. Da análise conclui-se também que os docentes e os alunos relativamente ao álcool, tabaco e outras drogas apresentam concepções valores e práticas (K, V, P) distintas em função do ciclo de ensino que leccionam e ano de escolaridade que frequentam. Alunos e professores reconhecem o uso/abuso álcool, tabaco e outras drogas como um problema socialmente grave, mais presente no género masculino e com origem nas dinâmicas valorativas, culturais, socio-económicos e idiossincráticas. À escola é reconhecido, por professores e alunos, importante papel preventivo (informação, competências), todavia nas suas práticas escolares, as acções de prevenção têm pouca expressividade e os docentes invocam para tal, obstáculos de natureza social (pais e complexidade do problema), didáctica (programas e manuais escolares) e técnica (falta de formação). Relativamente aos conteúdos informativos expressos nos manuais escolares tanto em texto como em imagem, a grande maioria de professores e alunos concordam que a mensagem deve conter uma dimensão intimidatória, chocante e até coerciva como forma de despertar a atenção dos alunos para os graves problemas físicos, psicológicos e sociais originados pelo consumo abusivo de álcool, tabaco e outras drogas.
The alcohol, tobacco and other drugs – as a severe social problem which affects mainly the young people with disruptive effects in their “systems of action” – is the core of this research work. To prevent the use/abuse of drugs, the United Nations, UNESCO, and other international organisations have recognised the schools (syllabuses and textbooks; teachers and pupils) as the ideal setting for the drug addiction prevention, being it included in a wider plan of Health Education (Rodrigues et al., 2006). Thus in this study it was intended to analyse: i) the approaches to the alcohol, tobacco and other drugs in the Portuguese national programmes and in the corresponding school textbooks during the historic period after the revolution of the 25th April 1974; ii) the teachers’ and pupils’ conceptions about the programmes and the textbooks in the addiction problem; iii) teachers’ and pupils’ perceptions about the interventions on drugs addiction prevention that have been carried out in the school context. Thirteen national programmes, since 1968 and 346 school textbooks of the Portuguese Basic and Secondary School since 1947 as well as 16 textbooks of the countries participating at the European FP6 STREP Project “Biohead-Citizen” were analysed. A sample of 209 teachers and of 816 pupils was obtained to analyse their conceptions. The teachers’ sample was composed of teachers from the 1st CEB (Cycle of the Basic School) (N=76), of the 2nd CEB (N=68), of the 3rd CEB and Secondary School (N=65). On the other hand, the pupils’ sample was composed of 198 pupils of the 3rd grade (1st CEB), 210 pupils of the 6th grade (2nd CEB), 207 pupils of the 9th grade (3rd CEB) and 201 pupils of the 10th grade (secondary school). Content analysis method was applied to the collected documents whereas for teachers’ and pupils’ conceptions questionnaires specifically constructed for them were used. In the former case the data were treated in a qualitative way whereas in the latter case quantitative analysis was carried out, by using the software SPSS 13.0 for the statistics analysis. Results showed clearly that although the explicit references to the alcohol, tobacco and other drugs have increased in the national programmes and in the textbooks along the time studied, both teachers and pupils evaluate negatively the programmes, the textbooks and the school interventions about the use/abuse of alcohol, tobacco and other drugs. Not only in the Portuguese textbooks but also in the textbooks of the 16 countries participating in the European FP6 STREP Project “Biohead-Citizen” the Biomedical conception of heath is predominant over the Health Promotion, in approaching the physical, psychological and social problems originated from the use/abuse of alcohol, tobacco and other drugs. Furthermore the textbook analysis showed that the textual component is clearly larger than the iconic one in the approach to the addiction problem. Furthermore, Finland, which has one separate subject on Health Education all along the school curriculum, is the country which has the most complete textbook regarding the approaches to the use/abuse of alcohol, tobacco and other drugs, in parallel with the strongest approach within the Health Promotion paradigm. It was observed that the levels of approaching the use/abuse of alcohol, tobacco and other drugs in the current Portuguese textbooks increases progressively, in frequency and intensity, from the 1st CEB (3rd grade) up to the 3rd CEB (9th grade) and then it decays abruptly at the secondary school (10th grade). It could be concluded that, regarding the alcohol, tobacco and other drugs, teachers and pupils have different conceptions, values and practices (K, V, P) as a function of the school cycle where they teach or the school grade they are enrolled in, particularly regarding the physical, psychological and social effects of the alcohol, tobacco and other drugs as well as the interventions in school context. Both teachers and pupils recognise the use/abuse of alcohol, tobacco and other drugs as a severe social problem, being more present in the male gender and originated from the values, culture, socio-economic and idiosyncratic dynamics. The school is recognised by teachers and pupils as having an important preventive role (knowledge, skills), however in their school practices, the preventive interventions are scarce and teachers evoke obstacles of social (parents and problem complexity) didactical (school programmes and textbooks) and technical (inadequate training) nature. Concerning the knowledge contents expressed in the textbooks in both text and images, the great majority of teachers and pupils agree that the message should have an intimidator dimension, being shocking or even coercive, in order to raise the pupils’ attention towards the severe physical, psychological and social problems originated by the use/abuse of alcohol, tobacco and other drugs.
L’alcool, le tabac et les autres drogues – en tant que grave problème social qui atteint, en particulier, les jeunes, à cause de la disruptilité qu’ils introduisent dans leurs “systèmes d’action” – constituent le noyau de ce travail de recherche. Pour la prévention de l’usage/abus des drogues, l’ONU, l’UNESCO et d’autres organismes internationaux, reconnaissent l’école (programmes et manuels scolaires, enseignants et élèves) comme centre idéal de prévention, inséré dans un plan global de l’Education pour la Santé (Rodrigues et al., 2006), d’où l’intention de vérifier: i) à quel niveau sont abordés l’alcool, le tabac et les autres drogues dans les programmes et manuels scolaires auxquels ils donnent lieu, pendant la période qui suit la Révolution du 25 Avril 1974; ii), quels conceptions ont les professeurs et les élèves au sujet des programmes et les manuels scolaires dans le domaine de la problématique addictive et; iii) quel perception ont les professeurs et quel évaluation font les élèves à propos de la façon dont sont abordés dans un contexte scolaire le thème de la drogue et de la toxicodépendance. En ce qui concerne les programmes et manuels scolaires nous avons analysé 13 programmes scolaires depuis 1968, 348 manuels du primaire, collège et lycée portugais depuis 1947 et 61 manuels de 16 pays inclus dans le European FP6 STREP Project Biohead-Citizen. Nous avons constitué un échantillon de 209 enseignants et 816 élèves pour l’analyse de leurs conceptions. L’échantillon des enseignants est composé de professeurs des écoles enseignant les classes de la première à la quatrième année de scolarité (N=76), professeurs enseignant les classes de la cinquième et sixième année de scolarité (N=68) et professeurs enseignant les classes de la septième à la douzième année de scolarité année de scolarité (N=659). D’autre part, l’effectif des élèves est composé de 198 de CE2 (3ème année), 210 de cinquième (6ème année), 207 de troisième (9ème année) et 201 de seconde (10ème année). Pour recueillir les données des documents nous avons utilisé la méthode d’analyse du contenu, tandis que pour les professeurs et élèves nous avons appliqué des questionnaires, spécifiquement crées pour cet effet. Dans le premier cas les données ont été travaillées dans une perspective qualitative, tandis que dans le second cas nous avons realisé une étude quantitative, en utilisant le programme informatique SPSS 13.0 pour le traitement statistique. Les résultats démontrent nettement que malgré le fait que les références explicites à l’alcool, au tabac et à d’autres drogues aient augmenté dans les programmes et manuels scolaires au long de la frise chronologique, les professeurs et les élèves évaluent de façon négative les programmes scolaires, les manuels scolaires et la façon dont sont abordés les sujets de l’alcool, du tabac et de la drogue dans le contexte scolaire. Aussi bien dans les manuels portugais que dans les manuels des 16 pays inclus dans le European FP6 STREP Project Biohead-Citizen, il existe une prépondérance de la conception biomédicale par rapport à celle de la promotion de la santé, en ce qui concerne la façon dont elles abordent les problèmes physiques, psychologiques et sociaux causes par l’usage/abus de l’alcool, du tabac et d’autres drogues. Dans le même domaine, on constate que le texte du manuel est nettement supérieur à la dimension iconique dans le traitement du problème addictif, et l’on trouve l’Education pour la Santé comme discipline dans les “curricula” scolaires seulement en Finlande, raison pour laquelle son manuel apparaît, tout naturellement, comme le plus complet sur le problème de l’alcool, du tabac et d’autres drogues, en même temps que la façon dont il traite le thème rentre dans le paradigme de la promotion de la santé. On constate que les niveaux de traitement des thèmes de l’alcool, du tabac et d’autres drogues dans les manuels portugais augmentent progressivement en fréquence et en intensité du primaire (3ème année) jusqu’à la fin du collège (9ème année), mais tombent abruptement au Lycée. De cette analyse on en déduit aussi, par rapport à l’alcool, au tabac et à d’autres drogues, que les enseignants et les élèves présentent des conceptions, valeurs et pratiques distinctes, en fonction du niveau dans lequel ils exercent et de l’année de scolarité qu’ils fréquentent. Elèves et professeurs reconnaissent l’usage/abus de l’alcool, du tabac et d’autres drogues comme un problème social grave, plus présent chez les individus de sexe masculin et basé sur des dynamiques de valeurs, culturelles, socio-économiques et idiosyncratiques. Les enseignants et les élèves reconnaissent à l’école un important rôle dans la prévention (information, compétences), cependant, dans la pratique scolaire, les actions préventives ont très peu d’expressivité et, pour cela, les enseignants évoquent des obstacles de nature sociale (les parents et la complexité du problème), didactique (programmes et manuels scolaires) et technique (absence de formation). En ce qui concerne les contenus d’information des manuels scolaires, tant en texte comme en images, la grande majorité des professeurs et élèves s’accordent sur le fait que le message doit contenir une dimension intimidatrice, choquante et même coercitive de façon à attirer l’attention des élèves sur les graves problèmes physiques, psychologiques et sociaux causés par l’usage abusif d’alcool, tabac et autres drogues.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança - Área de Especialização em Saúde Infantil
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7822
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
DCILM - Teses de Doutoramento

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