Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77913

TítuloPara além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas
Outro(s) título(s)Beyond our room: outer space as a driver of new discoveries
Autor(es)Neiva, Ana Patrícia da Silva
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveAprendizagem ativa
Brincar
Educação ambiental
Espaço exterior
Sustentabilidade
Active learning
Play
Environmental education
Outdoor space
Sustainability
Data2020
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar visa demonstrar o processo de planificação, dinamização e avaliação do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido ao longo do estágio. A valência de Creche compreendeu um grupo de crianças na faixa etária dos 2 e 3 anos de idade, e a valência de Educação Pré-Escolar abrangia um grupo com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A aproximação à metodologia de investigação-ação possibilitou a contextualização da intervenção admitindo uma prática pedagógica alicerçada na intencionalidade educativa e fundamentada em processos reflexivos. As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. A atual geração procura soluções céleres, que se traduzem, essencialmente, na adoção de medidas práticas. As crianças são o futuro de esperança que no presente se traduz na urgente mudança. Para que advenham mudanças societais e para garantir um melhor futuro para as gerações vindouras, minimizando os danos que o planeta sofrerá, é fundamental aumentar o tempo de contacto das crianças com o ar livre. Para que as mesmas possam, na verdadeira essência do brincar, explorar, sentir e saborear a Natureza, dado que ninguém poderá desenvolver sentimentos de respeito, encantamento e preservação por algo que não reconhece. Assim, o projeto de intervenção intitulado de “Para além da nossa sala: Espaço exterior como impulsionador de novas descobertas” teve como principal intuito ampliar o tempo de contacto e o leque de experiências de qualidade no espaço exterior, onde através do brincar, as crianças exerceram um papel ativo na sua aprendizagem. Numa fase nominal, principiou-se o entendimento de atitudes de conservação da Natureza, visível no comprometimento e na inquietação das crianças em cuidar do espaço exterior.
The present Internship Report for obtaining a Master's degree in Pre-School Education aims to demonstrate the process of planning, promoting and evaluating the pedagogical intervention project developed during the internship. The Nursery valence comprised a group of children in the aged between of 2 and 3 years old, and the Pre-School Education valence covered a group in the age gap from 3 to 6 years. The approach to the action-research methodology made it possible to contextualize the intervention, admitting a pedagogical practice based on educational intentionality and grounded on reflective processes. Climate change is one of the biggest challenges facing humanity. The current generation is looking for quick solutions, which essentially translate into the adoption of practical measures. Children are the future of hope that in the present translates into urgent change. In order for societal changes to come and to guarantee a better future for generations to come, minimizing the damage that the planet will suffer, it is essential to increase children's contact time with the outdoors. So that they can, in the true essence of playing, explore, feel and taste Nature, since no one will be able to develop feelings of respect, enchantment and preservation for something they do not recognize. Thus, the intervention project entitled “Beyond our room: Outer space as a driver of new discoveries” had the main purpose of extending the contact time and the range of quality experiences in the outer space, where, through playing, children played an active role in their learning. In a nominal phase, the understanding of nature conservation attitudes began, visible in the commitment and concern of children in taking care of the outer space.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77913
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Ana+Patrícia+Da+Silva+Neiva.pdf2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID