Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77907

TítuloInstrumentos de rastreio de risco da linguagem infantil em pré-escolares em contextos educacionais.
Autor(es)Aguiar, Aliaska, P.
Carvalho, Graça Simões de
Lopes-Herrera, Simone Aparecida
Palavras-chaverastreio
identificação precoce
linguagem infantil
pré-escolar
Data2022
EditoraAtena Editora
CitaçãoAguiar, A., Carvalho, G.S. & Herrera, S.A.L. (2022). Instrumentos de rastreio de risco da linguagem infantil em pré-escolares em contextos educacionais. In: A. W. S. de Vasconcelos (Ed.), Cognição & Uso e Aquisição & Processamento da Linguagem. Ponta Grossa: Atena Editora, pp. 42–54
Resumo(s)A linguagem é um importante indicador da saúde do desenvolvimento infantil, pelo que a observação da linguagem sob a ótica do educador do ensino infantil através de instrumentos de rastreio se faz necessária à identificação precoce das alterações da linguagem, como ação de vigilância em saúde infantil. Os educadores têm dificuldades em caracterizar os marcos das principias fases da aquisição da linguagem, colocando as crianças em risco de alerta quando estas não alcançam tais marcos. Este estudo visa apresentar um levantamento de instrumentos de rastreio para a identificação de risco das alterações da linguagem em crianças pré-escolares (0-6 anos) a serem aplicados em contextos educacionais. Realizou-se um levantamento bibliográfico em três bases de dados, resultando num corpus de 15 artigos pertinentes para o presente estudo que se referem a 12 instrumentos. Com base na análise destes artigos, e no que diz respeito às políticas públicas dos contextos educacionais, concluiu-se que há uma enorme necessidade de implementar modelos de rastreio precoce centrados em instrumentos de identificação que permitam aos educadores do ensino infantil promover a saúde e prevenir os efeitos das alterações da linguagem infantil. Verificou-se haver uma carência de instrumentos de rastreio para avaliação dos riscos das alterações da linguagem infantil na faixa etária investigada e sugere-se, portanto, um maior investimento na construção de instrumentos de rastreio da linguagem de pré-escolares que possam vir a ser utilizados em contextos educacionais.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77907
ISBN978-65-258-0048-6
DOI10.22533/at.ed.486222303
Versão da editorahttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4936
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atena_Instrumentos-Literatuta.pdf744,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID