Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77907
Título: | Instrumentos de rastreio de risco da linguagem infantil em pré-escolares em contextos educacionais. |
Autor(es): | Aguiar, Aliaska, P. Carvalho, Graça Simões de Lopes-Herrera, Simone Aparecida |
Palavras-chave: | rastreio identificação precoce linguagem infantil pré-escolar |
Data: | 2022 |
Editora: | Atena Editora |
Citação: | Aguiar, A., Carvalho, G.S. & Herrera, S.A.L. (2022). Instrumentos de rastreio de risco da linguagem infantil em pré-escolares em contextos educacionais. In: A. W. S. de Vasconcelos (Ed.), Cognição & Uso e Aquisição & Processamento da Linguagem. Ponta Grossa: Atena Editora, pp. 42–54 |
Resumo(s): | A linguagem é um importante indicador da saúde do desenvolvimento infantil, pelo que a observação da linguagem sob a ótica do educador do ensino infantil através de instrumentos de rastreio se faz necessária à identificação precoce das alterações da linguagem, como ação de vigilância em saúde infantil. Os educadores têm dificuldades em caracterizar os marcos das principias fases da aquisição da linguagem, colocando as crianças em risco de alerta quando estas não alcançam tais marcos. Este estudo visa apresentar um levantamento de instrumentos de rastreio para a identificação de risco das alterações da linguagem em crianças pré-escolares (0-6 anos) a serem aplicados em contextos educacionais. Realizou-se um levantamento bibliográfico em três bases de dados, resultando num corpus de 15 artigos pertinentes para o presente estudo que se referem a 12 instrumentos. Com base na análise destes artigos, e no que diz respeito às políticas públicas dos contextos educacionais, concluiu-se que há uma enorme necessidade de implementar modelos de rastreio precoce centrados em instrumentos de identificação que permitam aos educadores do ensino infantil promover a saúde e prevenir os efeitos das alterações da linguagem infantil. Verificou-se haver uma carência de instrumentos de rastreio para avaliação dos riscos das alterações da linguagem infantil na faixa etária investigada e sugere-se, portanto, um maior investimento na construção de instrumentos de rastreio da linguagem de pré-escolares que possam vir a ser utilizados em contextos educacionais. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77907 |
ISBN: | 978-65-258-0048-6 |
DOI: | 10.22533/at.ed.486222303 |
Versão da editora: | https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4936 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atena_Instrumentos-Literatuta.pdf | 744,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons