Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/77855

TitleA significância histórica os ideais iluministas liberais e a actualidade
Author(s)Cunha, Maria Manuela Ferreira da
Advisor(s)Gago, Marília
KeywordsSignificância
Educação histórica
Ideais liberais
Revolução
Revoluções liberais
Significance
Historical education
Liberal ideals
Revolution
Liberal revolutions
Issue date2020
Abstract(s)O presente relatório de estágio resulta da intervenção pedagógica supervisionada efetuada no ano letivo 2019/2020, numa escola secundária do concelho de Guimarães. O objetivo norteador deste relatório parte por analisar a cognição histórica dos alunos em torno do conceito metahistórico de significância articulado com os ideais liberais. Os alunos participantes frequentavam o 11.º ano de escolaridade e colaboraram em várias tarefas de papel e lápis, em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem. Numa fase inicial, realizamos um levantamento de ideias prévias. Posteriormente, foi realizado outro exercício que nos permitiu compreender a forma como os conteúdos foram assimilados e a importância que os alunos lhes atribuíram. Por fim, desafiamos os participantes com um novo exercício, com o objetivo de analisar o seu desenvolvimento cognitivo acerca da significância histórica. Assim, seguimos os preceitos da aula-oficina, trabalhamos com base nas ideias dos alunos, explorámo-las e desafiámo-los. O objetivo central deste estudo consiste em compreender os níveis de significância histórica que os alunos atribuem a um (ou vários) acontecimentos e aos agentes históricos, quer na época de produção, quer na atualidade. Os alunos de 11.º ano de escolaridade consideraram como o valor mais importante a liberdade, seguido da igualdade, e a razão foi considerado como o menos importante. Em termos de agentes históricos, George Washington foi considerado o mais relevante para a Revolução Americana e uma significância repartida entre Luís XVI, Robespierre e Napoleão para a Revolução Francesa. A justificação desta atribuição de relevância aponta para ideias de significância restrita causal e significância coletiva do agente histórico. Em termos globais, os dados sugerem que, se no início desta intervenção pedagógica supervisionada e estudo inerente, a maioria dos alunos demonstravam ideias de significância restrita em linha com o senso comum, no final desta intervenção pedagógica supervisionada, a maioria dos alunos apresentavam ideias de significância restrita causal e significância contextual. Salienta-se, também, que neste momento final, surgiram ideias mais sofisticadas em linha com uma significância histórica temporal.
This internship report is the result of a supervised pedagogical intervention carried out during the school year 2019/2020 in a secondary school in the municipality of Guimarães. The main purpose of this report is to analyse the historical cognition of students regarding the metahistorical concept of significance articulated with liberal ideals. The participating students attended the 11th grade and collaborated in various paper and pencil tasks, at different moments of the teaching-learning process. At the initial phase, we carried out a survey to evaluate existing conceptions. Later, we carried out another exercise in order to understand the way students assimilated the contents and how relevant they were to them. Finally we challenged the participants with a new exercise, aiming to analyse their cognitive development about historical significance. Thus, we used the workshop format, worked based on students' ideas, explored those ideas and challenged the students. The main goal of this study is to comprehend the levels of historical significance that students attribute to one (or several) events and to the historical figures, both at the time of production and today. Students in 11th grade considered freedom as the most important value, followed by equality. Reason was the least important. In terms of historical figures, George Washington was considered the most relevant to the American Revolution and a significance was shared by Louis XVI, Robespierre and Napoleon regarding the French Revolution. The reason for percieving relevance like this points to ideas of causal restricted significance and collective significance of the historical figure. Overall, the data suggest that, while at the beginning of this supervised pedagogical intervention and inherent study, the majority of students demonstrated ideas of restricted significance in line with common sense, at the end of the supervised pedagogical intervention, the majority of students presented ideas of causal restricted significance and contextual significance. It should also be noted that at the end, more sophisticated ideas emerged, in line with a temporal historical significance.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de estrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77855
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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