Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/77855
Title: | A significância histórica os ideais iluministas liberais e a actualidade |
Author(s): | Cunha, Maria Manuela Ferreira da |
Advisor(s): | Gago, Marília |
Keywords: | Significância Educação histórica Ideais liberais Revolução Revoluções liberais Significance Historical education Liberal ideals Revolution Liberal revolutions |
Issue date: | 2020 |
Abstract(s): | O presente relatório de estágio resulta da intervenção pedagógica supervisionada efetuada no ano
letivo 2019/2020, numa escola secundária do concelho de Guimarães. O objetivo norteador deste
relatório parte por analisar a cognição histórica dos alunos em torno do conceito metahistórico de
significância articulado com os ideais liberais.
Os alunos participantes frequentavam o 11.º ano de escolaridade e colaboraram em várias
tarefas de papel e lápis, em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem. Numa
fase inicial, realizamos um levantamento de ideias prévias. Posteriormente, foi realizado outro
exercício que nos permitiu compreender a forma como os conteúdos foram assimilados e a
importância que os alunos lhes atribuíram. Por fim, desafiamos os participantes com um novo
exercício, com o objetivo de analisar o seu desenvolvimento cognitivo acerca da significância
histórica. Assim, seguimos os preceitos da aula-oficina, trabalhamos com base nas ideias dos
alunos, explorámo-las e desafiámo-los. O objetivo central deste estudo consiste em compreender
os níveis de significância histórica que os alunos atribuem a um (ou vários) acontecimentos e aos
agentes históricos, quer na época de produção, quer na atualidade.
Os alunos de 11.º ano de escolaridade consideraram como o valor mais importante a
liberdade, seguido da igualdade, e a razão foi considerado como o menos importante. Em termos
de agentes históricos, George Washington foi considerado o mais relevante para a Revolução
Americana e uma significância repartida entre Luís XVI, Robespierre e Napoleão para a Revolução
Francesa. A justificação desta atribuição de relevância aponta para ideias de significância restrita
causal e significância coletiva do agente histórico. Em termos globais, os dados sugerem que, se
no início desta intervenção pedagógica supervisionada e estudo inerente, a maioria dos alunos
demonstravam ideias de significância restrita em linha com o senso comum, no final desta
intervenção pedagógica supervisionada, a maioria dos alunos apresentavam ideias de significância
restrita causal e significância contextual. Salienta-se, também, que neste momento final, surgiram
ideias mais sofisticadas em linha com uma significância histórica temporal. This internship report is the result of a supervised pedagogical intervention carried out during the school year 2019/2020 in a secondary school in the municipality of Guimarães. The main purpose of this report is to analyse the historical cognition of students regarding the metahistorical concept of significance articulated with liberal ideals. The participating students attended the 11th grade and collaborated in various paper and pencil tasks, at different moments of the teaching-learning process. At the initial phase, we carried out a survey to evaluate existing conceptions. Later, we carried out another exercise in order to understand the way students assimilated the contents and how relevant they were to them. Finally we challenged the participants with a new exercise, aiming to analyse their cognitive development about historical significance. Thus, we used the workshop format, worked based on students' ideas, explored those ideas and challenged the students. The main goal of this study is to comprehend the levels of historical significance that students attribute to one (or several) events and to the historical figures, both at the time of production and today. Students in 11th grade considered freedom as the most important value, followed by equality. Reason was the least important. In terms of historical figures, George Washington was considered the most relevant to the American Revolution and a significance was shared by Louis XVI, Robespierre and Napoleon regarding the French Revolution. The reason for percieving relevance like this points to ideas of causal restricted significance and collective significance of the historical figure. Overall, the data suggest that, while at the beginning of this supervised pedagogical intervention and inherent study, the majority of students demonstrated ideas of restricted significance in line with common sense, at the end of the supervised pedagogical intervention, the majority of students presented ideas of causal restricted significance and contextual significance. It should also be noted that at the end, more sophisticated ideas emerged, in line with a temporal historical significance. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de estrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77855 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio_Estagio_Manuela_Cunha.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License