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TítuloFormação de formadores de professores da educação básica no contexto do ensino remoto emergencial: oportunidades para o desenvolvimento de competências em literacia digital
Autor(es)Sales, Selma Bessa
Gomes, Maria João
Palavras-chaveliteracia digital
ensino remoto
cibercultura
Teacher Education
Technology
Cyberculture
Digital Literacy
Formation des enseignants
Technologie
Cyberculture
Littératie numérique
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoSales, S. & Gomes, M. J. (2021). Formação de formadores de professores da educação básica no contexto do ensino remoto emergencial: oportunidades para o desenvolvimento de competências em literacia digital. In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2021, desafios do digital: Livro de atas (1.ª ed., pp. 325-332). Universidade do Minho. Centro de Competência.
Resumo(s)Considerando o importante papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no uso pedagógico para o enfrentamento dos desafios acentuados pela pandemia da COVID-19, não se pode negar o potencial que estes recursos facultam na formação dos professores, pelo que propomos uma pergunta não tão nova mas absolutamente urgente: E o professor estava preparado para migrar suas aulas presenciais para as plataformas digitais? Como então continuar “dando aulas”, quando a necessidade de acesso a equipamentos e a Internet está presente, e para muitos, desenvolver as competências digitais faz sentido de urgência, pois nesse momento as TICs garantem as várias formas de comunicação como continuidade às ações para se fazer educação. Nesse contexto, em Fortaleza/Ceará, para enfrentar esse cenário e garantir uma participação efetiva e competente do grupo de formadores de professores de educação básica, instigando-os a alargarem suas competências digitais, para poder saber o que ainda não sabiam e transmitir as novidades aos demais professores, foram ofertadas “Oficinas online”. Essa ação formativa ocorreu entre os meses de março a outubro do ano de 2020, objetivando implementar estratégias para ensino no contexto do ensino remoto de emergência por meio de atividades síncronas e assíncronas, utilizando-se de recursos digitais (Goolge Meet, Classroom, Jambord, Padlet, etc.) por permitirem apresentar e compartilhar informações em uma variedade de formatos de maneira responsável. Notadamente, a cibercultura amplia cotidianamente as possibilidades de interação por meio da reconfiguração dos espaços e os ambientes de formação humana. O que importa é torna-los capazes de buscar, selecionar, criar e cocriar conhecimentos, quando se vive em sociedade em rede. Apresentar e ensinar nesse novo modelo potenciaram um novo saber-fazer pelos formadores. Atentos às suas atualizações tecnológicas e na busca de melhores infraestruturas, fizeram deles protagonistas de sua própria formação, graças a boa desenvoltura, revelada pela pesquisa “Diagnóstico inicial”, com o uso das TIC e metodologias que influenciou a construção de empatia entre seus pares e a possibilidade de criação e desenvolvimento de novas posturas pedagógicas no contexto digital que podem potencializar as suas experiências na profissão docente.
Considering the important role of Information and Communication Technologies (ICT) in the pedagogical use to face the challenges accentuated by the COVID-19 pandemic, including, the impossibility to deny the potential that these resources provide in teacher training, we propose a question that is not so new, but absolutely urgent: and the teacher, was he/she prepared to migrate his/her face-to-face classes to digital platforms? How going on "giving classes", when the need for access to equipment and the Internet are present, and for many people, developing digital skills makes sense of urgency, because at this moment ICTs guarantee several forms of communication as continuity to the actions to make education. In this context, here in Fortaleza /Ceará, to face this scenario and ensure an effective and competent participation of the group of teachers of basic education trainers, encouraging them to expand their digital skills, to be able to know what they did not know yet and transmit the news to other teachers, were offered “Online offices”. This formative action took place between the months of March to October of the year 2020, aiming to implement strategies to teach in the context of remote emergency education through synchronous and asynchronous activities, using digital resources (Google Meet, Classroom, Jamboard, Padlet, etc.) for allowing to present and share information in a variety of formats in a responsible manner. Notably, cyberculture daily expands the possibilities of interaction through the reconfiguration of spaces and environments of human formation. What matters is to make them able to seek, select, create and cocreate knowledge, when living in a network society. Learning and teaching in this new model enhanced a new know-how by the teachers. Attentive to technological updates and the search for better infrastructures, the teachers made themselves protagonists of their own training, thanks to the good resourcefulness, revealed by the research “Initial Diagnosis’, with the use of ICT and methodologies that influenced the construction of empathy among their peers and the possibility of creating and developing new pedagogical positions in the digital context that can enhance their experiences in the teaching profession.
Considérant le rôle important des Technologies de l'Information et de la Communication (TIC) dans l'usage pédagogique pour faire face aux défis accentués par la pandémie de COVID-19, il n'est plus possible de nier le potentiel que ces ressources offrent dans la formation des enseignants, nous proposons une question pas si nouveau, mais absolument urgent : et l'enseignant était-il prêt à migrer ses classes vers des plateformes numériques ? Comment alors continuer les «classes d'enseignement », quand les besoins d'accès aux équipements et à Internet sont présents, et pour beaucoup, développer les compétences numériques prend un sens d'urgence, car à l'heure actuelle, les TIC garantissent les différentes formes de communication dans le prolongement de les actions pour faire de l'éducation. Dans ce contexte, ici à Fortaleza/Ceará, pour faire face à ce scénario et assurer une participation efficace et compétente du groupe de formateurs d'enseignants de l'éducation de base, en les encourageant à élargir leurs compétences numériques, à être capables de savoir ce qu'ils ne savaient pas encore et transmettre la nouvelle à d'autres enseignants, des «Ateliers en ligne » ont été proposés. Cette action de formation s'est déroulée entre mars et octobre 2020, visant à mettre en oeuvre des stratégies pour enseigner dans le cadre de l'enseignement à distance d'urgence à travers des activités synchrones et asynchrones, en utilisant des ressources numériques (Google Meet , salle de classe, Jamboard, padlet etc) pour vous permettre de présenter et partager des informations dans une variété de formats. Notamment, la cyberculture élargit quotidiennement les possibilités d'interaction à travers la reconfiguration des espaces et des environnements de formation humaine. L'important est de leur permettre de rechercher, sélectionner, créer et co-créer des connaissances, lorsqu'ils vivent dans une société en réseau. Apprendre et enseigner dans ce nouveau modèle a favorisé un nouveau savoir-faire pour les formateurs. Attentifs aux mises à jour technologiques et à la recherche de meilleures infrastructures, ils en ont fait les protagonistes de leur propre formation, grâce à leur bonne débrouillardise, révélée par la recherche "Diagnostic initial", avec l'utilisation des TIC et des méthodologies qui ont influencé la construction de l'empathie entre leurs pairs et la possibilité de créer et de développer de nouvelles postures pédagogiques dans le contexte numérique qui peuvent enrichir leurs expériences dans la profession enseignante.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77708
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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