Portuguese
Spanish
French
RepositoriUM
Universidade do Minho
Documentation Services Search Portal Bibliographic Catalogue .
 

Universidade do Minho > Centro de Investigação em Educação > CIEd - Textos em volumes de actas de encontros científicos nacionais e internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7770

View statistics of this item View statistics of this item
Title: Comunicação educacional : do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento
Authors: Coutinho, Clara Pereira
Bottentuit Junior, João Batista
Keywords: Educação
Comunicação
Web 2.0
Issue date: Sep-2005
Publisher: Universidade do Minho
Citation: CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 5, Braga, Portugal, 2007 – “Comunidade e cidadania : actas do 5º Congresso SOPCOM". [Braga : Universidade da Minho, 2007].
Abstract: Na teia global de informação que chamamos Internet a comunicação mudou radicalmente. Comunicamos hoje de forma tão célere que as distâncias se esbatem a uma velocidade estonteante, na Internet comunicamo-nos de forma directa e em tempo real com todo o mundo. Nunca, em toda a história da humanidade, ideias, informações e produtos circularam com tanta rapidez e facilidade. Neste artigo vamos analisar a evolução do processo da comunicação educativa, começando pelo paradigma de transmissão unidireccional em que o professor era o único detentor da informação e do conhecimento; analisaremos os factores que determinaram a mudança paradigmática e a emergência de um modelo de comunicação bidireccional que valorizou as interacções e o feedback, perdendo o professor protagonismo em favor da intervenção crescente do aluno no processo comunicativo. Equacionaremos sempre o papel das tecnologias, de auxiliares do professor a poderosas ferramentas cognitivas ao serviço do aluno na construção do saber. Numa fase seguinte, vamos centrar a atenção na comunicação na teia global de informação que chamamos Internet e nos desafios que se colocam hoje à escola. Apresentaremos o modelo de comunicação do “hipertexto” por considerarmos que, conceptualmente, é o que melhor perspectiva o paradigma comunicacional da sociedade da Informação. Equacionaremos ainda a mudança mais subtil no paradigma de comunicação da Internet da web 1.0 para a web 2.0, em que o utilizador passa de consumidor a produtor da informação. Terminaremos apresentando algumas ferramentas da web 2.0 (blogs, wikis e podcast) e as enormes potencialidades que oferecem à comunicação educacional.
Type: conferenceObject
URI: http://hdl.handle.net/1822/7770
Peer-Reviewed: yes
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de actas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sopcom.pdf117,58 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

repositorium@sdum.uminho.pt - Feedback - Statistics of RepositóriUM
© University of Minho. All rights reserved.
Powered by MIT's DSpace software, Version 1.5.2