Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7767
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bottentuit Junior, João Batista | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2008-04-04T13:56:49Z | - |
dc.date.available | 2008-04-04T13:56:49Z | - |
dc.date.issued | 2008-02-21 | - |
dc.identifier.citation | COLÓQUIO DA AFIRSE, Lisboa, Portugal, 2008 – “Tutoria e mediação em educação : novos desafios à investigação educacional : actas”. [Lisboa : AFIRSE, 2008]. | eng |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7767 | - |
dc.description.abstract | Como os ambientes virtuais de aprendizagem nem sempre estão disponíveis tanto no que toca a questão tecnológica bem como a questão do custo, os tutores em cursos de e-learning podem contar com uma série de ferramentas da Web 2.0 para enriquecer as suas práticas pedagógicas e promover actividades como seja: o trabalho cooperativo e colaborativo, o estimulo à escrita, a maior facilidade de armazenamento de dados, a criação de páginas online, a criação de comunidades de pessoas interessadas num determinado assunto, entre muitas outras. A maior vantagem na utilização destas ferramentas é que são gratuitas e permitem que o conhecimento trabalhado e produzido nestes cursos seja aberto a toda a comunidade académica, visto que na maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem o acesso é feito por meio de utilizador e senha. As ferramentas da web 2.0 podem servir como complemento, ou mesmo em substituição já que são de fácil utilização e não necessitam de instalação e manutenção constantes. Pensando nesta problemática desenvolvemos esta comunicação que permitirá que os tutores de cursos na modalidade do e-learning tornem os seus cursos mais ricos e dinâmicos com a utilização de ferramentas da Web 2.0. Começamos assim por introduzir o conceito de tutoria, suas actividades e importância nos cursos de e-learning; apresentamos depois o conceito de web 2.0, seu potencial pedagógico bem como as ferramentas que favorecem o enriquecimento das aulas tanto na modalidade presencial como em formação a distância. | eng |
dc.description.sponsorship | CIED, Universidade do Minho. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | e-learning | eng |
dc.subject | Tutoria | eng |
dc.subject | Web 2.0 | eng |
dc.subject | Internet | eng |
dc.subject | Tutorat | eng |
dc.title | As ferramentas da web 2.0 no apoio à tutoria na formação em e-learning | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Afirse 2008.pdf | 180,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |