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https://hdl.handle.net/1822/7696
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Ana Amélia Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2008-03-03T16:26:08Z | - |
dc.date.available | 2008-03-03T16:26:08Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Júlia ; SIMÕES, Ana Raquel, org. – “Complexidade : um novo paradigma para investigar e intervir em educação? : actas do Colóquio da AFIRSE, 15, Lisboa, Portugal, 2007”. [Lisboa : AFIRSE, 2007]. ISBN 978-972-8036-96-6. | eng |
dc.identifier.isbn | 978-972-8036-96-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7696 | - |
dc.description.abstract | A aprendizagem nos níveis avançados é, geralmente, caracterizada pela complexidade dos assuntos. Vários autores (e.g., Morin, Barthes, Spiro, Battram) partilham da opinião de que para se conseguir alcançar uma compreensão adequada de uma situação complexa é necessário a utilização de múltiplas abordagens ou perspectivas. A abordagem que vamos apresentar baseia-se na Teoria da Flexibilidade Cognitiva e nos estudos que temos realizado, que nos permitiram avaliar a importância dos seus princípios na aprendizagem e na transferência do conhecimento para novas situações. Pudemos também constatar que a teoria supra mencionada, proporciona uma análise em profundidade, mas não desafia o aluno a ter um papel activo na construção do conhecimento. Nesse sentido, sentimos necessidade de facultar ao aluno um papel mais envolvente na aprendizagem, conduzindo-o à reflexão através de questões, às quais tinha que responder. Os resultados obtidos vieram confirmar a importância do processo de desconstrução e da reflexão. A nossa investigação mais recente tem incidido sobre a estruturação de objectos de aprendizagem, tendo-se proposto o modelo Múltiplas Perspectivas que só pode ser aplicado em níveis de aprendizagem intermédios (ou avançados). O aluno explora independentemente os objectos de aprendizagem e quer em debates na aula quer através de debates no fórum é convidado a reflectir sobre os objectos de aprendizagem desconstruídos. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Complexidade | eng |
dc.subject | Teoria da flexibilidade cognitiva | eng |
dc.subject | Objectos de aprendizagem | eng |
dc.subject | Desconstrução | eng |
dc.subject | Desconstrução e reflexão (D&R) | eng |
dc.subject | Modelo MPOA | eng |
dc.subject | Modelo múltiplas perspectivas | eng |
dc.title | Abordar a complexidade através da reflexão e da desconstrução: implicações na estruturação de objectos de aprendizagem | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Abordar a complexidade - Carvalho (2008).pdf | Teoria e dados | 214,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |