Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7696

TitleAbordar a complexidade através da reflexão e da desconstrução: implicações na estruturação de objectos de aprendizagem
Author(s)Carvalho, Ana Amélia Amorim
KeywordsComplexidade
Teoria da flexibilidade cognitiva
Objectos de aprendizagem
Desconstrução
Desconstrução e reflexão (D&R)
Modelo MPOA
Modelo múltiplas perspectivas
Issue date2007
CitationFERREIRA, Júlia ; SIMÕES, Ana Raquel, org. – “Complexidade : um novo paradigma para investigar e intervir em educação? : actas do Colóquio da AFIRSE, 15, Lisboa, Portugal, 2007”. [Lisboa : AFIRSE, 2007]. ISBN 978-972-8036-96-6.
Abstract(s)A aprendizagem nos níveis avançados é, geralmente, caracterizada pela complexidade dos assuntos. Vários autores (e.g., Morin, Barthes, Spiro, Battram) partilham da opinião de que para se conseguir alcançar uma compreensão adequada de uma situação complexa é necessário a utilização de múltiplas abordagens ou perspectivas. A abordagem que vamos apresentar baseia-se na Teoria da Flexibilidade Cognitiva e nos estudos que temos realizado, que nos permitiram avaliar a importância dos seus princípios na aprendizagem e na transferência do conhecimento para novas situações. Pudemos também constatar que a teoria supra mencionada, proporciona uma análise em profundidade, mas não desafia o aluno a ter um papel activo na construção do conhecimento. Nesse sentido, sentimos necessidade de facultar ao aluno um papel mais envolvente na aprendizagem, conduzindo-o à reflexão através de questões, às quais tinha que responder. Os resultados obtidos vieram confirmar a importância do processo de desconstrução e da reflexão. A nossa investigação mais recente tem incidido sobre a estruturação de objectos de aprendizagem, tendo-se proposto o modelo Múltiplas Perspectivas que só pode ser aplicado em níveis de aprendizagem intermédios (ou avançados). O aluno explora independentemente os objectos de aprendizagem e quer em debates na aula quer através de debates no fórum é convidado a reflectir sobre os objectos de aprendizagem desconstruídos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7696
ISBN978-972-8036-96-6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abordar a complexidade - Carvalho (2008).pdfTeoria e dados214,7 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID