Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7649

TitleIntrodução [a] "Intersecções ibéricas: margens, passagens e fronteiras"
Other titlesDe limites, fronteiras e construções mútuas
Author(s)Cunha, Manuela Ivone P. da
Cunha, Luís
KeywordsFronteiras
Intersecções
Issue date2008
Publisher90º Editora
CitationIn CUNHA, Manuela ; CUNHA, Luís, org. – “Intersecções ibéricas : margens, passagens e fronteiras”. Lisboa : 90º Editora, 2008. ISBN 978-972-8964-07-8. p. 7-11.
Abstract(s)A ideia de fronteira, entendida na sua forte polissemia, tanto se nos tem oferecido como objecto de estudo, como tem constituído um importante instrumento de análise, reporte-se ela a países ou territórios, contextos ou grupos, categorias ou ideias. Na medida em que enfatiza os factores de distinção e de contacto, dá conta das dinâmicas de interacção social, tanto numa perspectiva diacrónica como sincrónica, além de ter, também, implicações políticas. Que potencialidades conserva ainda, nos dias de hoje, a noção de fronteira nas suas diferentes acepções? Quais os avatares contemporâneos de fronteiras espaciais, naturais, políticas ou simbólicas? Como se conjuga no presente esta noção com as categorias de margem, centro e periferia? Como dão estas categorias a ver as intersecções? Qual a valia heurística de todas elas face a outras ainda como complementaridade e paridade, que sugerem outros modelos de análise de uma interacção.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7649
ISBN978-972-8964-07-8
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
CRIA-UMinho - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LimitesFronteirasConst.pdfDocumento principal51,87 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID