Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7619

TítuloA auto-avaliação em línguas estrangeiras: concepções e práticas dos professores
Autor(es)Soares, Carla Sofia Oliveira
Orientador(es)Vieira, Flávia
Alves, Maria Palmira
Data19-Jul-2007
Resumo(s)Neste estudo, realizámos uma investigação sobre concepções e práticas de autoavaliação de um grupo de professores de Línguas Estrangeiras numa escola EB 2/3 do distrito de Braga – Norte de Portugal. Tendo consciência de que a auto-avaliação deve ser encarada como um instrumento fundamental ao serviço da optimização do processo de ensino/aprendizagem, pretendeu-se compreender a importância que este grupo de professores de línguas (Inglês e Francês) atribui a esta modalidade, o modo como a promove junto dos alunos, os instrumentos a que recorre para a sua operacionalização e os principais constrangimentos que enfrenta durante todo o processo. Assim sendo, o estudo teve como principais objectivos: - Conhecer concepções e práticas dos professores no âmbito da auto-avaliação em LE; - Identificar factores de constrangimento e facilitação de práticas de auto-avaliação em LE. Optámos pela realização de um estudo de caso de natureza interpretativa, através da aplicação de um inquérito por questionário a todos os docentes de línguas estrangeiras a exercer funções na escola (n=12), e realizámos uma sessão de trabalho sobre o tema em estudo, para a qual foram convidados pessoalmente todos os professores envolvidos no preenchimento do questionário. Nesta sessão, foi ainda possível recolher alguns instrumentos de auto-avaliação a que recorrem habitualmente, os quais foram analisados quanto às funções e enfoques da auto-avaliação que promovem. Os resultados obtidos permitiram-nos inferir que este grupo de docentes considera que a auto-avaliação assume um papel preponderante na regulação da aprendizagem do aluno e das práticas do professor, uma vez que lhes permite obter um feedback necessário à optimização do processo de ensino/aprendizagem. Isto é, ela exerce um efeito supervisivo, permitindo identificar aspectos positivos e negativos na sua actuação. No entanto, vários são os constrangimentos apontados para a realização desta prática, dos quais destacamos a falta de responsabilidade dos alunos na realização da auto-avaliação, a necessidade de cumprir o programa e o peso tradicionalmente conferido aos testes de avaliação sumativa. A necessidade de maior concertação nas escolas acerca dos critérios e instrumentos de auto-avaliação surge como a recomendação principal do estudo.
In this study a research was developed on beliefs and practices of a group of foreign language teachers regarding student self-evaluation. The study took place in a lower secondary school (grades 5-9) in the district of Braga (North of Portugal). Taking into consideration that self-evaluation should be looked upon as a fundamental instrument with the purpose of improving the process of holistic language learning, the aim of the study was to understand the importance that this group of foreign language teachers (French and English) gives to this practice, the way it is carried out with their students, the resources that they revert to and the main difficulties they have to face in carrying it out. The main objectives of this study were: 1. Understanding teachers’ beliefs and practices of self-evaluation in foreign language learning; 2. Identifying facilitating and constraining factors in the process of self-evaluation in foreign language education. The case study followed an interpretive methodology. Data collection was carried out in 2006/07 and resulted from the administration of a questionnaire to all the foreign language teachers who were teaching at that school (n=12). A working session on the theme was conducted, where all the teachers who were involved in the survey were invited to discuss the data from the questionnaire. Self-evaluation instruments used by the teachers were collected and analysed with regard to the focus and aims of self-evaluation practices. The results indicate that self-evaluation plays and important role in the regulation of student learning and enables the teachers to understand this process and supervise teaching on the basis of student feedback. Constraints refer mainly to students’ attitudes towards self-evaluation tasks, the need to cover the syllabus, and the importance of summative assessment. The need to foster teacher collaboration for the definition of common self-evaluation tools and criteria is a major recommendation deriving from the study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7619
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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