Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/76141
Title: | Literacia mediática e comunicação intergeracional. Estudo das trocas e partilhas no ‘encontro’ entre gerações distantes |
Other titles: | Media literacy and intergenerational communication. Study of the exchange and sharing in the ‘encounter’ between distant generations |
Author(s): | Petrella, Simone |
Advisor(s): | Pinto, Manuel Pereira, Sara |
Keywords: | Comunicação Intergeracional Inclusão Investigação-Ação Literacia Mediática Action Research Inclusion Intergenerational Communication Media Literacy |
Issue date: | 8-Jun-2020 |
Abstract(s): | A relevância social adquirida nas últimas décadas pela Literacia Mediática, o crescente investimento
comunitário em políticas e recomendações dirigidas à sua implementação, bem como a necessidade de
ampliar a prevalente conceção tecno-centrada a esta ligada, leva-nos a aprofundar e repensar os processos
de aprendizagem de competências mediáticas, dando especial atenção às gerações potencialmente mais
vulneráveis. Com efeito, no atual contexto sociocultural, tecnológico e económico, atravessado por
profundas desigualdades no acesso à tecnologia e às competências mediáticas e pelo agravamento dos
índices de risco de pobreza e exclusão de crianças e idosos, desenham-se novas necessidades educativas
e relacionais. Neste sentido, sobressai a relevância de construir novas estratégias educativas centradas em
crianças e idosos, que promovam a intergeracionalidade e que utilizem a Educação para os Media como
processo inclusivo.
Partindo destas considerações e concebendo a literacia mediática como um dos fatores habilitantes
para poder exercer autónoma e ativamente a própria cidadania, o nosso estudo pretendeu analisar as trocas
e partilhas de conhecimentos e saberes entre diferentes gerações à volta e através do media. O nosso olhar
direcionou-se então para dinâmicas colaborativas típicas da aprendizagem intergeracional, caracterizadas
pela reciprocidade e bidirecionalidade de trocas simbólicas, tendo em conta fatores contextuais e
socioculturais que influenciam a comunicação intergeracional e os diferentes usos dos media.
Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo empírico foi realizado numa IPSS do
Concelho de Braga, entre 2012 e 2014, através de três fases de diagnóstico, ação e avaliação. Teve como
objetivo a implementação de uma ação constituída por ciclos de atividades periódicas com idosos e crianças
pertencentes à instituição. Pretendeu compreender os benefícios da comunicação e aprendizagem
intergeracional em torno e através dos media, em termos de inclusão e literacia mediática. Propôs-se ainda
promover a utilização dos media como estratégia de resposta a fenómenos emergentes como o aumento
do fosso intergeracional e a exclusão social e digital. The social relevance acquired in the last decades by the Media Literacy, the growing communitarian investment in politics and recommendations for their implementation, along with the necessity of amplifying the prevalent techno-centred conception linked to it, leads us to deepen and rethink the media competences learning processes, paying a special attention to the potentially most vulnerable generations. In fact, in the present sociocultural, technological and economical context, permeated by deep inequalities in the access to technology and media competences and by the increasing poverty risk of children and elderly, new educational and relational necessities are drawn. In this sense, the relevance of building new strategies centred in children and elderly that promote the intergenerationality and use the Media Education as an inclusive process emerges. Starting with these considerations and understanding media literacy as one of the habilitating factors to exert one´s own citizenship in an autonomous and active way, our study aimed to analyse the exchange and sharing of knowledges between distant generations around and through the media. Our regard aimed the typical collaborative dynamics of the intergenerational learning, characterized by reciprocity and symbolic exchanges, taking into account contextual and sociocultural factors which have influence in the intergenerational communication and in the different uses of the media. Having the investigation-action methodology as the base, the empiric study was made in an IPSS from Braga, between 2012 and 2014, through three phases: diagnosis, action and evaluation. It aimed the implementation of an action formed by periodic activity cycles with elderly and children from the institution. It intended to understand the benefits of the intergenerational communication and learning through the media, in what concerns inclusion and media literacy. It intended as well to promote the use of the media as a response strategy to emerging phenomena like the increasing intergenerational gap and the social and digital exclusion. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação (Especialidade de Educação para os Media) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76141 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Simone Petrella.pdf | Tese de Doutoramento | 6,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License