Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7586

TitleLigantes activados alcalinamente: reactividade de lamas residuais de minas após calcinação
Author(s)Pacheco-Torgal, F.
Gomes, J. P. Castro
Jalali, Said
Issue date2007
JournalRevista Internacional Construlink
Citation"Revista Internacional Construlink". ISSN 1645-5576. 5:14 (2007) 11.17.
Abstract(s)No presente trabalho analisou-se a influência do tempo e da temperatura de calcinação em forno estático, na reactividade de lamas residuais de minas. Os resultados do processo de desidroxilação foram analisados através de ensaios de difracção de raio-x, da resistência á compressão em argamassas activadas alcalinamente e da análise da sua microestrutura. Os resultados evidenciam uma destruição parcial da estrutura cristalina, originando um material amorfo de características reactivas.
This work reports the influence of time and temperature calcination in a static furnace, over the reactivity of mine waste mud. Results of the dehydroxylation process are presented by x-ray diffraction, compressive strength of alkali-activated mortar specimens, imaging of polished samples in the SEM and also from x-ray microanalysis (EDS). Results show a partial destruction of the crystalline structure originating a high reactivity material.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7586
ISSN1645-5576
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-MAT - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - construlink.pdf383,16 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID