Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7569

TítuloNovos compósitos eco-eficientes para aplicações não estruturais na construção
Autor(es)Eires, R.
Jalali, Said
Camões, Aires
Palavras-chaveRecuperação de resíduos
Materiais verdes
Cânhamo industrial
Cortiça
Desperdícios de papel
Data2007
CitaçãoCONGRESSO NACIONAL DA CONSTRUÇÃO, 3, Coimbra, Portugal 2007 – “Congresso Construção 2007”. [Coimbra : Universidade de Coimbra, 2007].
Resumo(s)Este artigo resulta de um trabalho de investigação que tem como pressuposto o desenvolvimento de novos materiais compósitos utilizando granulado de cortiça, um subproduto da indústria corticeira, pasta de celulose, elaborada a partir de desperdícios de papel, e fibras de cânhamo. O ligante utilizado é uma mistura de pozolânica de metacaulino e cal ou a própria pasta de celulose. Pretende-se que estes materiais sejam utilizados em aplicações não estruturais na construção civil, como por exemplo em paredes divisórias e revestimento de tectos ou na regularização de pisos e enchimento. No trabalho de investigação, desenvolveu-se uma mistura compósita reforçada com fibras de cânhamo incorporando metacaulino e cal como ligante. Sendo também desenvolvidos compósitos com pasta de papel e granulado de cortiça incorporando pequenas quantidades de material polimérico, ligante e aditivos minerais. Estes compósitos foram submetidos a testes para determinar as suas propriedades físicas e mecânicas. Além disso, foi estudada a conjugação destes compósitos com elementos estruturais leves como suporte. Este artigo apresenta as propriedades principais e os métodos de manufactura utilizados para produzir os materiais mencionados com potencial eco-eficiente, uma vez que representam uma alternativa para utilizar desperdícios industriais como novos materiais de construção com excelentes propriedades térmicas e acústicas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7569
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-MAT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Art. Rute2.pdf554,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID