Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7485

TítuloCentro de recursos biológicos : novos desafios para as coleções de culturas
Autor(es)Lima, Nelson
Palavras-chaveBiodiversidade microbiana
Biossegurança
Conservação
Garantia de qualidade
Rede de BRC global
Sistema de acreditação/certificação
Data2007
CitaçãoNUMES , M. L. ; BANDARRA, N. M., eds. – “Micologia, avanços no conhecimento : actas do Congresso Brasileiro de Micologia, 5, Recife, 2007.” Recife : Universitária da UFPE, 2007. ISBN: 978-85-7315-444-3. pp. 173-180.
Resumo(s)Desde 1982 que as coleções de culturas europeias trabalham em conjunto para implementarem uma política comum, partilharem tecnologias e procurarem projectos colaborativos. Adicionalmente, o Grupo de Trabalho em Biotecnologia da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) tem defendido os BRCs como elementos chave na infra-estrutura científica e tecnológica das ciências da vida e biotecnologia. A OCDE, em 2001, publicou um relatório que enfatiza o potencial dos BRCs para consolidarem o futuro das ciências da vida e biotecnologia, enquanto recomendava a criação de uma rede de centros de recursos biológicos global. Na segunda fase desta iniciativa, a OCDE encarregou um grupo de missão, formado por delegações de países da OCDE e fora desta, com a tarefa de desenvolver, até ao final de 2006, um plano de implementação das recomendações enunciadas no relatório. Isto incluiu, (i) normas de funcionamento comum, (ii) normas para ligação e trocas de informação, (iii) acções apropriadas para a segurança, (iv) regulação sobre a gestão da arquitectura institucional e (v) financiamento. O presente trabalho termina com uma referência às coleções de culturas portuguesas apontando para as principais acções que estas têm vindo a tomar para criarem uma rede nacional de centros de recursos microbiológicos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7485
ISBN978-85-7315-444-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cong_Brasil_Micologia_20_2_[1].pdf51,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID