Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7442

TitleFamília e aconselhamento parental: trajectórias de carreira saudáveis
Author(s)Faria, Liliana
Pinto, Joana Carneiro
Taveira, Maria do Céu
KeywordsAconselhamento parental
Desenvolvimento vocacional
Família
Issue date18-Oct-2007
CitationCONGRESSO FAMÍLIA, SAÚDE E DOENÇA, 2, Braga, Portugal, 2007 – “Modelos, investigação e prática em diversos contextos de saúde : actas”. Braga : IEP, 2007.
Abstract(s)Nas últimas duas décadas, o estudo da influência e do aconselhamento parental no âmbito da carreira sugere que a família influencia mais o desenvolvimento vocacional das crianças e adolescentes que a escola ou o grupo de pares (e.g., Pinto & Soares, 2001;Hartung, Porfeli, & Vondracek, 2005; Otto, 2000). O aconselhamento parental neste domínio é parte de um sistema multivariado da vida diária, denominado “influência do contexto familiar" (Bryant, Zvonkovic, & Reynolds, 2006), no seio do qual os pais influenciam os filhos e vice-versa (Kuczynski, Lollis, & Koguchi, 2003). Neste estudo avalia-se a adesão efectiva dos pais a tarefas de desenvolvimento vocacional dos filhos, traduzida quer pela comunicação entre pais e filhos e pelo tipo de actividades que realizam em conjunto ou que os pais proporcionam aos seus filhos, quer pelas expectativas dos pais quanto à realização escolar e profissional daqueles e pelo efeito dessa adesão em trajectórias de carreira saudáveis. O estudo adopta uma metodologia de análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas a 106 pais de estudantes do 9º ano de escolaridade, segundo o método de Pinto e Soares (2000). Os resultados alcançados evidenciam a indispensabilidade dos psicólogos considerarem o trabalho com as famílias dos seus clientes e a necessidade de sensibilizar os pais para a comunicação e organização de um conjunto de iniciativas com os filhos (e.g., programas de formação sobre questões acerca do ensino e da aprendizagem; questões ligadas ao desenvolvimento pessoal, interpessoal e vocacional), de modo a promover trajectórias de carreira saudáveis.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7442
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Livros de atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Família e aconselhamento parental trajectórias de carreira saudáveis.pdfDocumento principal93,38 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID