Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7438

TitleDa justiça dos tribunais à barra da opinião pública : as relações entre a justiça e a comunicação social
Author(s)Fidalgo, Joaquim
Oliveira, Madalena
KeywordsMedia
Justiça
Tribunais
Opinião pública
Issue date2005
Abstract(s)Quando, em Novembro de 2002, uma reportagem de Felícia Cabrita (Expresso/SIC) revelou um escandaloso crime que atravessou duas décadas, estávamos ainda longe de saber que assistiríamos a um dos mais mediáticos processos judiciais em Portugal. No entanto, o modo como os factos deste affaire de pedofilia alcançaram o domínio público cedo fez antever que se despertaria de novo o debate em torno das relações entre a Justiça e a Comunicação Social. Se o final do século XX tinha sido abundante em casos judiciários de inequívoco interesse público, os últimos cinco anos consolidaram definitivamente a complexidade desta matéria. Atravessados pela problemática da dualidade de relação entre a justiça e os media, os diversos casos judiciais mediatizados no quinquénio 2000-2004 tornaram explícito o confronto entre dois campos simultaneamente autónomos e confluentes, quer no que respeita, a nível global, à lógica de funcionamento, quer no que concerne, a nível específico, à acção dos seus protagonistas. Mantendo, por um lado, uma indispensável convivência e, por outro, a necessária independência, magistrados e jornalistas cruzam-se no interesse por um mesmo objecto – o conflito ou a dissonância –, mas os campos em que agem (o judicial e o mediático) são obrigados a preservar a respectiva autonomia e a evitar que os objectivos, estratégias e instrumentos de trabalho específicos de um e de outro se confundam.
TypeOther
DescriptionTexto elaborado no contexto do projecto colectivo de investigação Mediascópio – Estudo sobre a reconfiguração do campo da comunicação e dos media em Portugal.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7438
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Outros documentos / Other documents

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fidalgo, J. & Oliveira, M.(2005)-Media e Justiça.pdfDocumento principal80,39 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID