Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7435

TitleJornalistas na busca inacabada de identidade
Author(s)Fidalgo, Joaquim
KeywordsJornalismo
Jornalistas
Profissão
Profissionalismo
Identidade profissional
Issue date2005
PublisherUniversidade de Aveiro2
CitationFIDALGO, Joaquim - Jornalistas na busca inacabada de identidade. In FIDALGO, António [et al.], ed lit. – “Repensar os media : novos contextos da comunicação e da informação : actas do Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), 4, Aveiro, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Aveiro : Universidade, 2005. ISBN 972-789-163-2.
Abstract(s)Nesta comunicação aborda-se a questão do jornalista enquanto profissional, como tal reconhecido e legitimado, e sobretudo do percurso longo e complexo que fez para atingir tal estatuto. Indo mais além da doutrina funcionalista, evocam-se as novas perspectivas propostas, a partir dos anos 1960-70, pela sociologia das profissões, designadamente o paradigma interaccionista e o “paradigma do poder”, defendendo-se que elas abrem horizontes mais ricos e adequados para compreender o percurso histórico dos jornalistas na afirmação do seu ofício como uma verdadeira profissão e, de par, na construção (contraditória e ainda inacabada) de uma identidade profissional, em termos tanto individuais como colectivos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7435
ISBN972-789-163-2
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fidalgo, J.(2005)-Identidade-4SOPCOM.pdfDocumento principal61,97 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID