Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/74122

TitleO impacto dos eventos na imagem de uma cidade: o caso do Porto
Author(s)Ribeiro, Carolina Branco
Advisor(s)Duarte Melo, Ana G. S.
KeywordsEventos
Marca-cidade
Turismo
Impacto COVID-19
Imagem
Comunicação
Events
City brand
Tourism
COVID-19 impact
Image
Communication
COVID-19
Issue date2020
Abstract(s)Tendo como ponto de partida um estágio realizado na Ágora – Cultura e Desporto, E.M., empresa municipal responsável pela oferta cultural e desportiva do Porto, o presente relatório, realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação, vertente de Publicidade e Relações Públicas, visa discutir o impacto dos eventos na imagem e, consequentemente, na reputação de uma cidade. Tendo como caso de estudo o Porto, e no âmbito do contexto que se vive provocado pelo vírus Covid-19, a pergunta de partida que se coloca é: quais os impactos e/ou benefícios que os eventos têm na imagem de determinado lugar? Contribuirão, de facto, para a criação de uma imagem positiva? A reflexão inicia-se pela temática dos eventos, enumerando os diferentes tipos e fases que os constituem, bem como a importância da comunicação e do marketing aplicados a esta matéria. De seguida discute-se o fenómeno das marcas, abordam-se as noções de identidade, comunicação, imagem, e cidade como marca, evocando conceitos como city marketing, place branding, ou eventful cities. No final do trabalho é possível constatar que os eventos moldam a perceção que temos de um determinado lugar podendo, inclusive, impulsionar o seu turismo. As cidades de hoje têm a necessidade de se diferenciarem, mostrando-se como lugares vivos, dinâmicos e intensos, e essa diferenciação consegue-se, em grande parte, através dos eventos e do valor acrescentado que estes agregam à imagem das cidades.
Emerging from an internship experience at Ágora – Cultura e Desporto, E.M., a municipal company responsible for the cultural and sports offer of Porto, carried out in the framework of the Master's degree in Communication Sciences, Advertising and Public Relations, the present report aims to discuss the impact of events on the image and, consequently, on the reputation of a city. Taking Porto as a case study, and within the Covid-19 virus context, the following question arises: what impacts and/or benefits do events have on the image of a particular place? Will they really contribute to create a positive image? The reflection begins with the theme of events, enumerating the different types and phases, as well as the importance of communication and marketing applied to them. It will be also discussed the phenomenon of branding, as well as the concepts of identity, communication, image, city as a brand, city marketing, place branding, and will also be discussed eventful cities. As final notes, it is possible to observe that events shape the perception that we have of a certain place and can even boost its tourism. Today's cities need to be different, showing themselves as living, dynamic and intense places, and this differentiation is largely achieved through events and the value they add to the image of cities.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74122
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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