Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/7351
Title: | Utilização da técnica do brainstorming na introdução de um modelo de e/b-learning numa escola profissional portuguesa : a perspectiva de professores e alunos |
Author(s): | Coutinho, Clara Pereira Bottentuit Junior, João Batista |
Keywords: | Brainstorming E-learning |
Issue date: | 2007 |
Citation: | In SANTANA, M. O. R. ; RAMOS, M. A. ; ALVES, A. B., org. – “Encontro Internacional Discurso Metodologia e Tecnologia : actas do Encontro Internacional Discurso Metodologia e Tecnologia, Miranda do Douro, Portugal, 2007”. [Miranda do Douro: Centro de Estudos António Maria Mourinho, 2007]. ISBN 978-972-9249-12-9. p. 102-118. |
Abstract(s): | A progressiva introdução dos sistemas informáticos no ensino é hoje uma realidade. As novas tecnologias são utilizados na Escola Profissional do Infante – EPI em contextos muito diferenciados, com objectivos e formas de exploração distintas. A situação mais comum é a utilização em contexto de sala de aula, como suporte às actividades lectivas, uma vez que todas as salas estão equipadas com computador e projector de vídeo. É comum o recurso a apresentações electrónicas, como suporte às exposições do professor, ou do acesso em sala de aula a recursos disponíveis na Internet. Conscientes da importância de promover formas alternativas de ensino a distância capazes de preparar os estudantes do ensino profissional para a formação ao longo da vida, os responsáveis da EPI decidiram aferir da receptividade dos professores e dos alunos da escola à introdução de um sistema de E/B-learning na escola. Para o efeito recorreu-se, numa fase inicial, à implementação de actividades de brainstoming, técnica que se adequa na perfeição a uma recolha de dados aberta e informal para a auscultação de opiniões, atitudes e expectativas dos intervenientes directos no processo. Nesta comunicação, depois de caracterizada a técnica do brainstorming, suas modalidades e contextos de utilização, vamos apresentar a forma como esta técnica foi implementada na nossa investigação bem como a forma como os dados foram analisados e interpretados. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7351 |
ISBN: | 978-972-9249-12-9 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Discurso,metodologia e tecnologia.pdf.pdf | 195,3 kB | Adobe PDF | View/Open |