Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7314

TitleOptimização da vida útil das estruturas de betão armado : uma nova abordagem
Author(s)Ferreira, Rui Miguel
KeywordsDurabilidade
Desempenho
Modelação
Vida útil
Corrosão
Cloretos
Issue date2006
CitationJORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS, 4, Lisboa, 2006 – “JPEE 2006 : Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas”. Lisboa : LNEC, 2006.
Abstract(s)A grande maioria das especificações para betão são de natureza prescritivas. É do conhecimento comum geral que estas especificações limitam a capacidade dos intervenientes no processo construtivo em tirar partido do conhecimento e da experiência adquirida, bem como a de aproveitar materiais economicamente disponíveis. Especificações prescritivas tradicionais tratam o betão de uma forma demasiado simplista, assumindo que um conjunto de especificações prescritivas resultarão na produção de um betão com o mesmo desempenho, quando na realidade o betão, como a maioria dos materiais, varia consideravelmente. Duas amassaduras com proporções de constituintes idênticas poderão exibir propriedades muito diferentes. Por outro lado, as especificações baseadas no desempenho realçam as propriedades tais como a consistência, a resistência, a durabilidade, e a estética, premiando a qualidade, a inovação e o conhecimento tecnológico para além de promover um uso melhorado dos materiais. De forma a obter uma durabilidade controlada e um desempenho de longa duração de estruturas de betão armado é necessário uma atenção especial na fase de projecto da estrutura. Desenvolvimentos recentes sobre procedimentos baseados na avaliação do desempenho têm criado as bases para o projecto de durabilidade de estruturas de betão armado. Apesar da falta de dados relevantes, esta abordagem tem sido aplicada com sucesso em várias estruturas de betão armado onde foram especificados requisitos para um maior controlo da durabilidade e da vida útil. Neste artigo são abordados, genericamente, os princípios relacionados com a execução de um projecto de durabilidade. As vantagens da abordagem baseada no desempenho das estruturas de betão são demonstradas através de exemplos com a aplicação de um modelo para a degradação do betão devido à corrosão das armaduras na presença de cloretos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7314
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-MAT - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
139.pdfartigo518,19 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID