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TitleContribuição para a reutilização de material fresado em camadas estruturais de pavimento
Author(s)Moreira, J. Pedro Vieira
Advisor(s)Pereira, Paulo A. A.
Correia, A. Gomes
Issue date10-Apr-2006
Abstract(s)As técnicas de reciclagem de pavimentos assumem cada vez mais um lugar de destaque entre as técnicas de reabilitação de pavimentos, contribuindo em grande parte para a diminuição do impacte negativo que a construção de pavimentos tem no ambiente, apresentando-se em alguns casos como alternativas economicamente atractivas. Este trabalho tem como principal objectivo promover a utilização de material fresado em camadas estruturais de pavimento, reutilizando resíduos provenientes da indústria de construção. A primeira parte da dissertação enquadra o tema, aborda os principais tipos de pavimento conhecidos, dando especial atenção à constituição e modo de funcionamento dos pavimentos flexíveis. Descrevem-se as técnicas de conservação de pavimentos e, em especial, as técnicas de reciclagem disponíveis. Dentro das técnicas de reciclagem realçam-se as técnicas de reciclagem a frio com cimento. Na segunda parte descrevem-se os ensaios realizados para a caracterização em laboratório dos materiais e das misturas estudadas, avaliando o seu comportamento. Faz-se o dimensionamento de uma estrutura de pavimentos utilizando uma camada de mistura de material fresado com pó de pedra e cimento, sendo depois comparados os resultados com os obtidos no dimensionamento de estruturas de pavimentos flexíveis em que são utilizados materiais tradicionais. Na terceira parte avalia-se a possibilidade de construir a mistura de materiais, através da realização de trechos experimentais, o comportamento da mistura ao longo do tempo. Apresentam-se no final os aspectos mais relevantes da técnica abordada, enumerando as principais conclusões.
Nowadays, the recycling techniques are assuming a more and more important position in pavement rehabilitation works, contributing to diminishing the negative environmental impact in road pavement construction, presenting themselves as economically attractive alternatives. The main purpose of this work is to promote the use of RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) in pavement structural layers, reusing residual materials produced by construction industry. The first part of the work is an introduction to the theme. The main types of pavement are described, specially the constitution and the mechanical properties of flexible pavements. It also describes the maintenance techniques and, in a particular way, the available recycling techniques, giving particular attention to cold recycling with cement techniques. In the second part, laboratorial tests that were performed for the materials, and the mixtures characterization, are described. The behaviour of those mixtures is studied. In this part, a pavement design is made, considering a layer executed with a mixture of RAP material, stone powder and cement. After, the results obtained are compared with the obtained in the design of flexible pavement structure made with traditional materials. In the third part it is evaluated the possibility of constructing the materials mixtures, by making experimental road works, observing the behaviour of the mixture in time. Finally it is presented the most relevant aspects of the technique, enumerating the principal conclusions.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Rodoviária
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7270
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CEC-VC - Dissertações de Mestrado

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