Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7232

TitleA prática desportiva dos jovens e a sua importância na aquisição de hábitos de vida saudáveis
Author(s)Fernandes, Sara
Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsPrática desportiva
Jovens
Hábitos de vida saudável
Issue date2006
PublisherLidel - Edições Técnicas
CitationPEREIRA, Beatriz Oliveira ; CARVALHO, Graça Simões de, coord. – “Educação física, saúde e lazer : a infância e estilos de vida saudáveis”. Lisboa : Lidel, 2006. ISBN 972-757-423-8. p. 39-48.
Abstract(s)As noções de que a actividade física regular assume um papel relevante na promoção de um estilo de vida saudável e de que níveis elevados de actividade física durante a infância e juventude aumentam a probabilidade de uma participação similar quando adultos são bastante consensuais. A presente comunicação enquadra-se no domínio da prática desportiva para jovens e da sua importância na aquisição de hábitos de vida saudáveis. O seu objectivo é descrever a prática desportiva deste segmento da população, sobre a qual a investigação produzida é muito limitada. Para a realização deste estudo, procedemos à aplicação de um questionário a 450 jovens de duas escolas do concelho de Matosinhos, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, relativo: à prática desportiva actual e à que gostariam de vir a praticar; aos motivos que os levam a praticar desporto e aos que os impedem de praticar a modalidade desejada. O tratamento dos dados concretizou-se na apresentação de frequências absolutas e relativas, e da aplicação do teste do qui-quadrado. Os cálculos foram efectuados no programa estatístico SPSS 10.0. Os resultados e conclusões de maior relevo foram os seguintes: a maioria dos jovens desenvolve urna actividade desportiva para além das aulas de Educação Física; os rapazes praticam significativamente mais desporto do que as raparigas; os principais motivos que conduzem os jovens à prática desportiva são o gosto que nutrem pelo desporto, o divertimento e ocupação dos tempos livres que este lhes proporciona e a manutenção e melhoria da condição física; a falta de tempo, a incompatibilidade dos horários e a falta de oferta são as razões que mais condicionam a prática desportiva destes jovens.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7232
ISBN972-757-423-8
AccessOpen access
Appears in Collections:DEAEF - Livros e Capítulos de Livros


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID