Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7230

TitleAQUA: um sistema de informação para análise e a validação de parâmetros de qualidade da água em Alqueva
Author(s)Belo, Orlando
Lourenço, Anália
Sarmento, Paulo
Magriço, Ana
Pinho, José L. S.
Lima, M. M. C. L.
Vieira, J. M. Pereira
KeywordsSistemas de monitorização da qualidade da água
Hidroinformática
Parâmetros de qualidade da água
Processamento analítico de dados
JAVA e PHP
Issue date2006
PublisherAssociação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH)
CitationCONGRESSO DA ÁGUA, 8, Figueira da Foz, Portugal, 2006 – “8º Congresso da água : actas”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, 2006].
Abstract(s)A fiabilidade de dados disponíveis em domínios como os da hidrologia, das infra-estruturas (hidráulicas e sanitárias) e das variáveis biofísicas e sócio-económicas constitui elemento de base fundamental para a alimentação de qualquer sistema de suporte à decisão numa bacia hidrográfica. Isto significa que a transformação de dados brutos em informação com qualidade controlada, deve ser processada de forma eficiente e compatível com exigências dos ambientes hidroinformáticos, dos decisores e do público em geral. O sistema de informação AQuA, criado no âmbito do projecto ODeAnA, tem como objectivo principal o desenvolvimento de um sistema para análise e validação de parâmetros de qualidade da água no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Este sistema visa recolher os dados provenientes de leituras sobre a qualidade da água efectuadas pelas estações de recolha automática ou por técnicos de laboratório, analisando e validando esses mesmos dados e, posteriormente, integrando os dados limpos e consolidados numa base de dados projectada especificamente para o efeito. O sistema assegura mecanismos de detecção de anomalias, bem como a manutenção de esquemas de resolução para alguns tipos dessas ocorrências. Em termos de análise, é permitida a exploração dos dados, tendo o apoio de algumas funcionalidades de geo-referenciação, e a geração de relatórios ou gráficos específicos. O sistema está preparado para acolher os diversos perfis de utilização definidos: administrador de sistemas, supervisor de resultados, utilizadores internos e externos e público em geral. A implementação do sistema foi organizada e desenvolvida segundo dois módulos operacionais: (i) AQuA Wrapper – responsável por tratar os serviços relacionados com extracção, processamento e armazenamento dos dados provenientes das diversas estações de recolha; (ii) AQuA Web – responsável por tratar os serviços relacionados com validação e exploração dos dados recolhidos. Este módulo disponibiliza uma plataforma Web para acesso aos dados resultantes das leituras efectuadas sobre a qualidade da água nas diversas redes do sistema e constitui o principal elo de ligação dos utilizadores com o sistema de monitorização.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7230
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-HID - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
F16-AQUA – UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO.pdfartigo278,4 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID