Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7225

TítuloLocalização de instalações com o auxílio de Sistema de Informações Geográficas (SIG) e modelagem matemática
Autor(es)Mapa, Silvia Maria Santana
Lima, Renato da Silva
Mendes, José F. G.
Palavras-chaveLocalização de instalações
Sistema de Informações Geográficas
Programação linear inteira mista
Data2006
EditoraAssociação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
CitaçãoENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP), 26, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2006 – “Ética e Responsabilidade Social : a contribuição do engenheiro de produção." [S.l : Abepro, 2006].
Resumo(s)Problemas de localização de instalações envolvem escolher o melhor local para uma ou mais instalações dentro de um conjunto de locais possíveis, sendo uma questão logística de ampla abrangência e de grande importância. Uma das ferramentas que auxiliam na resolução desses problemas são os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pela sua grande capacidade em armazenar, exibir e manipular dados espacialmente distribuídos. Essa capacidade aumenta consideravelmente quando se faz seu uso combinado com técnicas de Pesquisa Operacional. Contudo, a integração do SIG com algoritmos de localização, apesar de bastante promissora, ainda não está totalmente difundida na comunidade científica internacional. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é efetuar uma interface entre o software SIG e um modelo de programação matemática, externo ao SIG, que efetue a localização e alocação de instalações de forma simultânea. Para tanto, foi efetuada uma simulação em um problema fictício de localização de Centros de Distribuição (CD’s), com dados espaciais reais do estado de São Paulo e 18 de seus principais municípios, candidatos à abertura de novos CD’s. Os resultados obtidos mostraram que a realização da interface entre a programação matemática e o software SIG é extremamente viável e, para o problema estudado, também eficiente.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7225
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mendes-CN-2-2006-Localização de instalações com o auxílio.pdfartigo202 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID