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TítuloO planeamento estratégico de marketing territorial como instrumento fundamental para o aumento da competitividade e afirmação territorial : o caso de Almeida
Autor(es)Fonseca, Fernando Pereira da
Ramos, Rui A. R.
Data2006
EditoraAssociação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)
CitaçãoCONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 12, Viseu, Portugal, 2006 – “Recursos, ordenamento e desenvolvimento” [CD-ROM]. Coimbra : APDR, 2006.
Resumo(s)Ao longo dos últimos anos, o desenvolvimento territorial tem-se confrontado com uma nova realidade, que exige uma resposta mais eficaz por parte dos instrumentos de planeamento vigentes, sob pena de não assegurarem um desenvolvimento económico e social sustentado. A realidade actual é marcada por uma complexa interacção de factores que colocam novos desafios e interrogações aos territórios: o desinvestimento público; a liberalização à escala mundial; a facilidade de circulação de bens; pessoas; serviços e informações; e a acesa concorrência pela captação de recursos. Com a presente comunicação pretende-se demonstrar as vantagens decorrentes da aplicação de um processo de planeamento estratégico numa perspectiva de marketing a um território (Almeida) que não está preparado, nem dispõe de instrumentos de gestão e de dinâmicas internas para enfrentar os novos desafios. Procura-se demonstrar que este processo de gestão territorial é capaz de dar um novo alento ao desenvolvimento local, mesmo num território com as debilidades decorrentes da interioridade, assumindo-se como um processo mobilizador dos agentes locais, de rentabilização das suas potencialidades e da sua correcta promoção no exterior.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7184
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

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