Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7184

TitleO planeamento estratégico de marketing territorial como instrumento fundamental para o aumento da competitividade e afirmação territorial : o caso de Almeida
Author(s)Fonseca, Fernando Pereira da
Ramos, Rui A. R.
Issue date2006
PublisherAssociação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)
CitationCONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 12, Viseu, Portugal, 2006 – “Recursos, ordenamento e desenvolvimento” [CD-ROM]. Coimbra : APDR, 2006.
Abstract(s)Ao longo dos últimos anos, o desenvolvimento territorial tem-se confrontado com uma nova realidade, que exige uma resposta mais eficaz por parte dos instrumentos de planeamento vigentes, sob pena de não assegurarem um desenvolvimento económico e social sustentado. A realidade actual é marcada por uma complexa interacção de factores que colocam novos desafios e interrogações aos territórios: o desinvestimento público; a liberalização à escala mundial; a facilidade de circulação de bens; pessoas; serviços e informações; e a acesa concorrência pela captação de recursos. Com a presente comunicação pretende-se demonstrar as vantagens decorrentes da aplicação de um processo de planeamento estratégico numa perspectiva de marketing a um território (Almeida) que não está preparado, nem dispõe de instrumentos de gestão e de dinâmicas internas para enfrentar os novos desafios. Procura-se demonstrar que este processo de gestão territorial é capaz de dar um novo alento ao desenvolvimento local, mesmo num território com as debilidades decorrentes da interioridade, assumindo-se como um processo mobilizador dos agentes locais, de rentabilização das suas potencialidades e da sua correcta promoção no exterior.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7184
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ramos-CN-5-2006-O planeamento estratégico de marketing.pdfprograma+artigo405,02 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID