Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7177

TítuloDeterminação do índice de qualidade do ar numa cidade de média dimensão
Autor(es)Silva, Lígia Torres
Mendes, José F. G.
Data2006
CitaçãoMENDES, José Fernandes Gomes [et al.], ed. - "PLURIS 2006 : anais do 2º Congresso Luso-Brasileiro de Planeamento Urbano Regional Integrado Sustentável, Braga, 2006" [CD-ROM]. [S.l. : s.n., 2006]. ISBN 85-85205-67-9.
Resumo(s)O tráfego rodoviário é a principal fonte de emissão de poluentes atmosféricos em meio urbano. A qualidade do ar pode ser avaliada através de monitorização contínua com recurso a estações fixas, de campanhas efectuadas com estações móveis bem como através da utilização de modelos com base nas emissões dos diferentes poluentes e condições meteorológicas. O presente artigo tem como objectivo a determinação do índice de qualidade do ar numa cidade de média dimensão, precisamente Viana do Castelo. A metodologia adoptada inclui a utilização de um modelo de dispersão de poluição atmosférica em meio urbano num ambiente de Sistema de Informação Geográfica. Com base nos dados de tráfego e nas características físicas do local foram criados mapas horizontais dos principais poluentes atmosféricos em meio urbano. Os resultados obtidos são comparados com uma matriz de classificação resultando num mapa qualitativo de qualidade do ar para a área em estudo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7177
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mendes-CN-4-2006-DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE.pdfprograma+artigo453,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID