Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7171

TitleDesenvolvimento endógeno e política regional
Author(s)Ribeiro, J. Cadima
Santos, J. Freitas
KeywordsDesenvolvimento endógeno
Políticas regionais
Território
Issue date2005
PublisherAssociação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)
CitationCONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (APDR), 11, Faro, Portugal, 2005 – “Congresso da APDR : actas”. [S.l. : APDR], 2005.
Abstract(s)Em matéria de desenvolvimento regional, os anos oitenta do pretérito século ficam marcados pela emergência do paradigma do desenvolvimento endógeno, que se consolida nos anos noventa. Pese essa importante evolução teórica, as chamadas políticas regionais entretanto implementadas aparecem fortemente tributárias do paradigma funcionalista precedente. È propósito desta comunicação situar a discussão sobre os termos da evolução necessária da política regional ou, melhor, das políticas de desenvolvimento regional, por forma a que passe(m) a tirar melhor partido do novo corpo teórico disponível. Para o efeito, recuperam-se aqui alguns estudos a que de algum forma estamos associados, para, a partir das ilações de política que daí se possam retirar, situar os termos do ajustamento a fazer em matéria de prática política e de protagonismo dos territórios concretos. As aplicações empíricas invocadas reportam-se, deliberadamente, a problemáticas sectoriais diversas, pretendendo-se daí inferir a medida em que as acções de política se oferecem transversais aos sectores e respectivos agentes.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7171
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:NIPE - Comunicações a Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cadima_Freitas_2005_APDR.pdfDocumento principal191,77 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID