Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/71435

TitleDesenvolvimento de metodologias de mapeamento e cálculo dos custos logísticos para novas Cadeias de Abastecimento
Other titlesMethodologies development of design and logistic costs calculation for new Supply Chains
Author(s)Figueira, Irina Raquel da Silva
Advisor(s)Afonso, Paulo
KeywordsCusto total da cadeia de abastecimento
Gestão da cadeia de abastecimento
Logística de outbound
Mapeamento da rede de cadeias de abastecimento
Total cost of delivery
Outbound logistics
Supply chain management
Supply chain network design
Total supply chain cost
Issue date2020
Abstract(s)A seleção adequada dos fornecedores reduz significativamente o custo de compra e aumenta o nível de competitividade da empresa compradora. Para além dos fornecedores, é necessário decidir acerca de onde alocar as instalações, o número de localizações ótimas e como efetuar o transporte até ao cliente. Deste modo, reconhece-se que há uma necessidade intrínseca de mapear adequadamente todos os custos logísticos de cada cenário. De facto, é de extrema importância mapear e calcular o custo logístico de modo a atingir a melhor solução possível, reduzindo os desperdícios de tempo, custo e movimentação. A melhor opção será aquela que se traduz no menor custo total considerando todos os custos relevantes. Neste projeto de investigação procedeu-se ao desenvolvimento de uma metodologia de suporte à sistematização de processos de Mapeamento da Rede de Cadeias de Abastecimento e ao desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de cálculo de Total Cost of Delivery no departamento de logística da Bosch Car Multimedia. Portanto, a metodologia de investigação adotada neste projeto de investigação foi a Investigação-Ação. Numa primeira fase, realizou-se um diagnóstico à situação atual nomeadamente, uma análise às ferramentas existentes e aos processos em vigor. Daqui resultou a identificação dos principais problemas e posterior desenvolvimento e normalização de soluções focadas na melhoria contínua do desempenho logístico da área em estudo. As propostas de melhoria apresentadas incidiram essencialmente no desenvolvimento de uma metodologia para o Mapeamento da Rede de Cadeias de Abastecimento e na construção de uma nova ferramenta de cálculo de Total Cost of Delivery de novos projetos. Como resultados da investigação, foi desenvolvida uma metodologia de Mapeamento da Rede de Cadeias de Abastecimento que se enquadra nas necessidades da empresa e dos seus produtos, a qual foi validada com a aplicação a um projeto real e implementou-se a ferramenta de Total Cost of Delivery que foi validada com a utilização e feedback dos utilizadores. Estas medidas proporcionaram uma melhoria no desempenho de ambas as atividades, conferindo-lhes um maior grau de flexibilidade, fiabilidade e transparência face ao estado inicial.
Proper selection of suppliers significantly reduces the cost of purchase and increases the level of competitiveness of the purchasing company. In addition to the suppliers, it is necessary to decide where to allocate the facilities, the number of optimal locations and how to do the transport to the customer. In this way, it is recognised that there is an intrinsic need to adequately map all the logistical costs of each scenario. In fact, it is extremely important to map and calculate the logistic cost in order to achieve the best possible solution, reducing time, cost and handling. The best option will be the one that translates into the lowest total cost considering all relevant costs. In this research project it was developed a methodology to support the systematization of Supply Chain Network Design processes and was developed and implemented a Total Cost of Delivery calculation tool in Bosch Car Multimedia Logistics Department. Therefore, the research methodology adopted in this research project was the Action-Research. In a first phase, a diagnosis was made to the current situation, namely, an analysis of the existing tools and current processes. This resulted in the identification of the main problems and subsequent development and standardization of solutions focused on continuous improvement of the logistic performance of the area under study. The improvement proposals presented focused essentially on the development of a methodology for Supply Chain Network Design and the construction of a new tool to calculate Total Cost of Delivery for new projects. As result of the research, a Supply Chain Network Design methodology that fits the company needs and its products was developed, which was validated with the application to a real project and the Total Cost of Delivery tool was implemented and validated with the use and feedback from users. These measures provided an improvement in the performance of both activities, giving them a greater degree of flexibility, reliability and transparency compared to the initial state.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/71435
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Irina Raquel da Silva Figueira.pdf5,63 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID