Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7142

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Amélia Amorim-
dc.date.accessioned2007-11-23T19:44:32Z-
dc.date.available2007-11-23T19:44:32Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citation"Sísifo: revista de ciências da educação". ISSN 1649‑4990. 3 (2007) 25-40.eng
dc.identifier.issn1649‑4990-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/7142-
dc.description.abstractO acesso à Internet nas escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” criaram as condições tecnológicas para que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online, da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte deste artigo. Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano do século XXI e que abordamos na segunda parte. Na terceira parte, incidimos sobre as vantagens da utilização de LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, no apoio ao ensino presencial para o professor e os alunos. Abordamos também as suas implicações ao nível de suporte ao aluno e de interacção online, que conduz os agentes educativos de uma situação de ensino presencial para o ensino misto: blended-learning. Por fim, concluímos advertindo para a importância de se começar a utilizar os recursos e as ferramentas online, para se evoluir para um ambiente que é familiar aos alunos e através do qual podem aprender crítica e colaborativamente.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçãoeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectWeb 2.0eng
dc.subjectLMSeng
dc.subjectColaborativoeng
dc.subjectCooperativoeng
dc.subjectConectivismoeng
dc.subjectPesquisaeng
dc.subjectComunicaçãoeng
dc.subjectMoodleeng
dc.subjectAprendereng
dc.subjectColaboraçãoeng
dc.subjectPublicação onlineeng
dc.titleRentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMSpor
dc.typearticleeng
dc.peerreviewedyeseng
dc.relation.publisherversionhttp://sisifo.fpce.ul.pt/?r=11&p=25-
sdum.journalSísifo: Revista de Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
sisifo03PT02.pdf165,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID