Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7142
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Amélia Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2007-11-23T19:44:32Z | - |
dc.date.available | 2007-11-23T19:44:32Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | "Sísifo: revista de ciências da educação". ISSN 1649‑4990. 3 (2007) 25-40. | eng |
dc.identifier.issn | 1649‑4990 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7142 | - |
dc.description.abstract | O acesso à Internet nas escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” criaram as condições tecnológicas para que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online, da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte deste artigo. Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano do século XXI e que abordamos na segunda parte. Na terceira parte, incidimos sobre as vantagens da utilização de LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, no apoio ao ensino presencial para o professor e os alunos. Abordamos também as suas implicações ao nível de suporte ao aluno e de interacção online, que conduz os agentes educativos de uma situação de ensino presencial para o ensino misto: blended-learning. Por fim, concluímos advertindo para a importância de se começar a utilizar os recursos e as ferramentas online, para se evoluir para um ambiente que é familiar aos alunos e através do qual podem aprender crítica e colaborativamente. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Internet | eng |
dc.subject | Web 2.0 | eng |
dc.subject | LMS | eng |
dc.subject | Colaborativo | eng |
dc.subject | Cooperativo | eng |
dc.subject | Conectivismo | eng |
dc.subject | Pesquisa | eng |
dc.subject | Comunicação | eng |
dc.subject | Moodle | eng |
dc.subject | Aprender | eng |
dc.subject | Colaboração | eng |
dc.subject | Publicação online | eng |
dc.title | Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS | por |
dc.type | article | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
dc.relation.publisherversion | http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=11&p=25 | - |
sdum.journal | Sísifo: Revista de Ciências da Educação | - |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sisifo03PT02.pdf | 165,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |