Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7142

TitleRentabilizar a internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
Author(s)Carvalho, Ana Amélia Amorim
KeywordsInternet
Web 2.0
LMS
Colaborativo
Cooperativo
Conectivismo
Pesquisa
Comunicação
Moodle
Aprender
Colaboração
Publicação online
Issue date2007
PublisherUniversidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Citation"Sísifo : revista de ciências da educação". ISSN 1649‑4990. 3 (2007) 25-40.
Abstract(s)O acesso à Internet nas escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” criaram as condições tecnológicas para que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online, da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte deste artigo. Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano do século XXI e que abordamos na segunda parte. Na terceira parte, incidimos sobre as vantagens da utilização de LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, no apoio ao ensino presencial para o professor e os alunos. Abordamos também as suas implicações ao nível de suporte ao aluno e de interacção online, que conduz os agentes educativos de uma situação de ensino presencial para o ensino misto: blended-learning. Por fim, concluímos advertindo para a importância de se começar a utilizar os recursos e as ferramentas online, para se evoluir para um ambiente que é familiar aos alunos e através do qual podem aprender crítica e colaborativamente.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7142
ISSN1649‑4990
Publisher versionhttp://sisifo.fpce.ul.pt/?r=11&p=25
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sisifo03PT02.pdf165,38 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID