Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71400

TítuloPassado e presente do ensino especializado da música em Portugal: e se explicássemos bem o que significa "especializado"?
Autor(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino especializado da música
Ensino vocacional da música
Ensino genérico da música
Ensino articulado
Data2014
EditoraConservatório do Vale do Sousa
CitaçãoVieira, M. H. (2014). Passado e presente do ensino especializado da música em Portugal. E se explicássemos bem o que significa "especializado"? In Pacheco, A. (Org). I Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Do Passado ao Presente: Impressões e Expressões, pp. 60-74. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa.
Resumo(s)O conceito de “especialização” encontra-se bem alicerçado no terreno do senso comum, sobretudo no que se refere a questões relativas à profissionalização em diversas áreas do conhecimento. Por outro lado, no âmbito do ensino da música, tornou-se comummente aceite a referência ao “ensino especializado” quando falamos do ensino ministrado em conservatórios e academias, em escolas particulares e cooperativas que o desenvolvem logo a partir do 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se, portanto, de um significado bem diverso do atribuído à “especialidade” ou “especialização profissional”. O conceito reveste-se ainda de novos significados quando descreve, por exemplo, o Ensino Especial, ou seja, aquele que é pensado para crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Nesta conferência pretende realizar-se uma abordagem exploratória ao significado e evolução do conceito de “ensino artístico especializado” de música, a partir da cristalização desta definição na Portaria nº 691/2009 de 25 de Junho, que criou os “cursos básicos do ensino artístico especializado de Dança e de Música”. Este documento legislativo serve de plataforma de observação, de onde é possível lançar um olhar retrospectivo e um olhar prospectivo (mas sempre um olhar crítico) sobre o significado do conceito de “ensino especializado” quando aplicado ao ensino da música no nosso país. Por vezes as realidades evoluem, e nós continuamos a dar-lhes os mesmos nomes.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71400
ISBN978-989-98993-0-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vieira_2014_Actas I Encontro Vale do Sousa.pdf251,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID