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TitleA curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de Educação do Brasil: dificuldades e possibilidades
Other titlesThe curricularization of the university extension based on the National Plan of Education in Brazil: difficulties and possibilities
Author(s)Santos, Alfredo Balduíno
Advisor(s)Silva, Ana Maria Costa e
Fábio Napoleão
KeywordsCreditação e Curricularização da Extensão Universitária
Currículo
Extensão Universitária
Flexibilização Curricular
Plano Nacional de Educação
Crediting and Curriculum of University Extension
Curriculum
University Extension
Curricular Flexibility
National Education Plan
Issue date9-Oct-2020
Abstract(s)Esta tese objetivou analisar como as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil têm percebido e implementado as diretrizes da extensão universitária no que se refere à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista a curricularização da extensão universitária, conforme preconizado no Plano Nacional de Educação (PNE), para o decênio 2014-2024. Os principais objetivos da pesquisa foram os seguintes: i) compreender as práticas da extensão universitária no processo de curricularização; ii) identificar as políticas públicas voltadas para a extensão universitária referente à curricularização; iii) verificar como as IES estão se organizando para a curricularização da extensão universitária e quais são estas instituições; iv) compreender como as IES que ainda não estão se organizando para cumprir com o preconizado no PNE, presumem fazê-lo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com estudo de caso múltiplo junto de quinze IES públicas de quatro regiões do Brasil. Para a recolha de dados recorreu-se à utilização de várias técnicas, nomeadamente: ao inquérito por questionário, à pesquisa e análise documental e à entrevista semiestruturada, cumprindo com a exigência ética para pesquisas que envolvem seres humanos, e com a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nº 2.428.815. Para tratarmos as políticas educacionais, políticas da extensão universitária no Brasil, currículo, curricularização e creditação, recorremos a parcerias teóricas como: Gentili (1996), Freire (1996), Pimenta, (1999), Nogueira (2000), Saviani (2014), Bobbitt (2004), Goodson (1995, 2001), Nòvoa (2002), Pacheco (2002, 2005, 2014), Silva (2009), Sousa Santos (2010), Sacristán (2013), Gadotti (2017). Ainda, a Constituição do Brasil (1988), LDB (1996), PNE (2014), FORPROEX (1987, 2012), os Planos Estaduais de Educação (PEE), os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI), bem como os Projetos Pedagógicos Institucionais (PPI) dos Estados e Instituições de Ensino Superior (IES). Para a análise do conteúdo manifesto, nos utilizamos da análise temática através do programa NVivo 12 Plus. Os resultados da pesquisa indicam que a extensão nas reformas universitárias deverá se apresentar com um novo papel sendo contemplada também nos currículos dos cursos de graduação, se estabelecendo como uma opção de enfrentamento dos problemas do capitalismo global, atuando na construção da democracia, contra a exclusão social, na defesa do meio ambiente e a favor da diversidade e pluralidade cultural. O estudo permitiu também identificar possibilidades e dificuldades para a implementação da creditação, considerando a Flexibilização curricular e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
This thesis aimed to analyze how the public University Education Institutions (UEIs) in Brazil have perceived and implemented the guidelines of the university extension concerning the inseparability between teaching, research and extension, considering the curricularization of the university extension, as recommended in the National Education Plan (NEP), for the decade 2014-2024. The main objectives of this research were: i) to understand the practices of the university extension in the curricularization process; ii) identify public policies directed to the university extension regarding curricularization; iii) verify how the UEIs are organizing themselves for the curricularization of the university extension and which are those institutions; understand how the UEIs that are not yet organizing themselves to comply with the NEP are presuming to do so. This is qualitative research, with a multiple case study conducted in fifteen public UEIs in four regions of Brazil. For the data collection, several techniques were used: questionnaire survey, documentary research and analysis and semi-structured interview complying with the ethical requirement for research involving human beings, and with the approval by the Ethics Research Committee. No. 2,428,815. To deal with educational policies, the university extension policies in Brazil, curriculum, curricularization and accreditation, we resort to theoretical studies such as: Gentili (1996), Freire (1996), Pimenta, (1999), Nogueira (2000), Saviani (2014), Bobbitt (2004), Goodson (1995, 2001), Nòvoa (2002), Pacheco (2002, 2005, 2014), Silva (2009), Sousa Santos (2010), Sacristán (2013), Gadotti (2017). Also, the Constitution of Brazil (1988), LDB (1996), National Education Plan (2014), FORPROEX (1987, 2012), State Education Plans, Institutional Development Plans, as well as Institutional Pedagogical Projects of States and University Education Institutions (UEIs). For the analysis of the manifest content, we used the thematic analysis used the NVivo 12 Plus program. The results of this research suggest that the extension should present a new role in the university reforms, being included in the curricula of undergraduate courses, establishing itself as an option to face the problems of global capitalism, acting in the construction of the democracy, against social exclusion, in defence of the environment and in favour of the cultural diversity and plurality. This study also was able to identify possibilities and difficulties for the implementation of accreditation, considering the curriculum flexibility and the inseparability between teaching, research and extension.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Desenvolvimento Curricular)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/71030
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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