Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7098

TitleAmbientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial : uma abordagem reflexiva
Author(s)Lopes, António Marcelino
Gomes, Maria João
KeywordsAmbientes virtuais de aprendizagem
Moodle
Issue date2007
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitationDIAS, Paulo [et al.], org. – “Challenges 2007 : actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2007. ISBN 978-972-8746-52-0. p. 814-824.
Abstract(s)Com esta comunicação pretendemos partilhar algumas reflexões em torno da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial. Esta reflexão, para além de alicerçada em algumas fontes consultadas, terá por base a experiência vivenciada na Escola Secundária Póvoa de Lanhoso (E.S.P.L.) desde o final do ano lectivo de 2005/06. Na sequência da provação do projecto “Criação e dinamização de um ambiente virtual de aprendizagem” no âmbito do “1º Concurso de produção de conteúdos educativos”, dinamizado pela Equipa de Missão do CRIE, a Escola dispõe de uma plataforma virtual de aprendizagem que tem sido utilizada no contexto de diversas áreas disciplinares e curriculares, projectos de colaboração e apoio a actividades de gestão. Ao longo do processo de implementação e dinamização da plataforma de aprendizagem fomos registando dados sobre contextos de utilização, implicações pedagógicas na sala de aula, dificuldades de professores e alunos, modelos pedagógicos preconizados, tipos de actividades dinamizadas, papel assumido pelo professor, papel atribuído aos alunos, factores condicionantes, aspectos que mudaram nas aulas, práticas inovadoras, etc. Neste momento, dispomos de dados preliminares sobre o processo de implementação da plataforma na escola bem como alguns dados referentes a uma experiência de utilização da plataforma, no contexto da disciplina de Biologia e Geologia do 11º ano de escolaridade. Este espaço virtual na MOODLE designa-se Geo-Aulas e os dados que aqui apresentamos reportam-se ao processo de dinamizado e exploração do mesmo durante o ano lectivo 2005/2006. É com base em dados resultantes deste contexto que partimos para uma reflexão em torno da utilização da plataforma de aprendizagem MOODLE, dos desafios do e-learning na escola, das potencialidades pedagógicas dos ambientes virtuais e dos condicionalismos da utilização de uma plataforma de aprendizagem na web. A abordagem que fazemos nesta comunicação tem por base a experiência do primeiro autor enquanto coordenador do projecto “Criação e dinamização de um ambiente virtual de aprendizagem” da E.S.P.L. e professor-dinamizador dos espaço Geo-Aulas e da segunda autora enquanto investigadora e acompanhante do processo de desenvolvimento do projecto, na qualidade de membro do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
In this paper we reflect on the use of a virtual learning environment as an extension of presential classes. Our reflection is supported by a literature review and focuses on the experiences of using a learning platform called MOODLE at a high school called Póvoa de Lanhoso Secondary School in Braga, Portugal. As part of an educational project called “Creation and dynamization of a virtual learning environment” the ESPL implemented a virtual learning environment which has been used in activities which relate to school curriculum, collaboration projects between schools and some general management and coordination educational activities. Throughout the process of implementation and exploration of this virtual learning platform we collected evidences about several aspects: (i) contexts of use; (ii) consequences of use in the classroom; (iii) different kind of activities proposed; (iv) teacher and student’s roles; (v) new teaching practices and so on. At present we have some preliminary data on the process of adoption of the MOODLE platform at the school and on a specific use of the platform to support Biology and Geology classes which we will report in this paper. Our approach is a reflexive one, based on the professional experience of the first author in using MOODLE with his students and on coordinating the school project we have referred to and also based on the experience of the second author who has been supervising the project development as member of Competence Centre of Minho University, a research and support centre of Minho University which promotes the use of information and communication technologies in schools. It is with support from the data from these projects and activities that we will reflect about general uses of MOODLE by Portuguese schools and about pedagogical uses of virtual learning environments and the implementation problems schools must be ready to face.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7098
ISBN978-972-8746-52-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

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