Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7097

TitleAprendizagem colaborativa com a plataforma FLE3: um estudo de caso
Author(s)Belarmino, Maria do Céu
Gomes, Maria João
KeywordsLearning management system
Aprendizagem colaborativa
Issue date2007
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitationDIAS, Paulo [et al.], org. – “Challenges 2007 : actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2007. ISBN 978-972-8746-52-0. p. 690-704.
Abstract(s)Esta comunicação debruça-se sobre um estudo de caso que tem como unidade de análise um processo de aprendizagem colaborativa com base numa plataforma de e-learning designada Future Learning Environment (Fle) e que teve como intervenientes uma turma de vinte e sete alunos do 6º ano de escolaridade. Foram constituídos sete grupos de trabalho, que complementaram as aprendizagens realizadas na sala de aula com as tarefas agendadas para a plataforma de aprendizagem Fle3, no âmbito do curso “Cidadão Informado – Cidadão Interventivo”. Neste curso foram abordados dois temas – “Dádiva de Sangue” e “Alcoolismo”, os quais integram os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências da Natureza, no âmbito da qual se realizaram as actividades em causa. Face à importância e características das temáticas abordadas, decidiu-se também desenvolver as actividades do curso na área curricular não disciplinar de “Formação Cívica”. O estudo evidenciou um grande entusiasmo inicial com que os alunos aderiram à proposta de trabalho, entusiasmo esse que aumentou do primeiro para o segundo tópico. A motivação para o trabalho e o interesse que os alunos atribuíram aos tópicos abordados, traduziram-se na publicação de um elevado número de questões que originaram uma grande interacção entre os participantes, criando assim um contexto de partilha de informação e de construção de conhecimento suportado pela plataforma Fle3.
This paper reports on a case study on the use of a collaborative learning platform called FLE – Future Learning Environment. Twenty seven students from year six (average age of 11,7 years) participated in the study. The students were organized in seven work groups. Each group developed work in the classroom and also on the learning platform FLE. The work was organized as a course called “Informed Citizen – Participative Citizen” which required classroom work and online work on the FLE. The course included two topics from the curriculum of “Natural Sciences”, a course/discipline from the national curriculum for the sixth year of primary education of the Portuguese educational system. The content of the topics related to the themes “donation of blood” and “alcoholism”. The activities were developed in the “Natural Sciences” classes and also on “civic formation” classes. Some of the students also developed online activities out of classes. The data collected revealed great initial enthusiasm from the students, which increased throughout the course activities. The high motivation to work and the high interest of the students was demonstrated by the high number of problems and questions they reported on the platform and by the high level of online interaction.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7097
ISBN978-972-8746-52-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Challenges07-MCB-MJG.pdf716,97 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID