Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70251

TítuloInovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História
Outro(s) título(s)Methodological and technological innovation in the teaching and learning of History
Autor(es)Graça, Vânia
Solé, Glória
Ramos, Altina
Palavras-chaveAprendizagem ativa
Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Consciência histórica
Active learning
Active methodologies
Digital technologies
Historical consciousness
Data2020
EditoraInstituto Politécnico de Bragança (IPB)
CitaçãoGraça, V.; Solé, G.; & Ramos, A. (2020). Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História. In J.A. Moreira, A. García-Valcárcel, P. Gutiez Cuevas, & V. Gonçalves (Eds.). Livro de atas da VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/19663
Resumo(s)Deparamo-nos com novas possibilidades de aprender e ensinar. Tem-se verificado por parte de alguns professores de História dificuldades em utilizar a tecnologia ao serviço da Educação Histórica. Neste contexto, pretende-se desenvolver um estudo em que se utilizam metodologias ativas, a sala de aula invertida, a aprendizagem por pares e o modelo de aula-oficina, aliadas às plataformas TED-ed e YouTube, para desenvolver a consciência histórica dos alunos. Metodologicamente, será um estudo de caso e recorrer-se-á a várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, como Focus Group, observação participante, entrevistas semiestruturadas, inquéritos por questionário e trabalhos produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados qualitativos, vão ser utilizadas as técnicas da Grounded Theory com apoio do software Nvivo. Para os dados quantitativos será utilizada a estatística descritiva. Espera-se que este estudo possa contribuir para a renovação de práticas pedagógicas no ensino da História através de recursos tecnológicos e novas metodologias.
We are faced with new possibilities of learning and teaching. There have been difficulties for some History teachers in using technology in the service of Historical Education. In this context, the aim is to develop a study in which active methodologies are used, the reverse classroom, peer learning and the aula-workshop model, combined with the TED-ed and YouTube platforms, to develop students' historical awareness. Methodologically, it will be a case study and several techniques and data collection tools will be used, such as Focus Group, participant observation, semi-structured interviews, questionnaire surveys and work produced by students. For the analysis of qualitative data, Grounded Theory techniques will be used with the support of Nvivo software. For quantitative data, descriptive statistics will be used. It is hoped that this study can contribute to the renewal of pedagogical practices in history teaching through technological resources and new methodologies
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70251
ISBN978-972-745-270-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inovação metodológica e tecnológica e ens.historia_Vânia Graça, Glória Solé, Altina Ramos.pdf509,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID