Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70061

TítuloUtilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Ramos, Altina
Lencastre, José Alberto
Bento, Marco
Palavras-chaveDispositivos móveis
Competências digitais
Erasmus+
Inovação pedagógica
Data2020
EditoraSENAR-Pr.
CitaçãoSilva, B. D., Ramos, M. A., Lencastre, J. A., & Bento, M. (2020). Utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo. In Patrícia Lupion Torres (org.) Ciência, Inovação e Ética: tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento (pp. 331-357). Curitiba: SENAR-PR.
Resumo(s)O presente texto se baseia nos resultados do projeto ERASMUS+ denominado Bringing life into the classroom: innovative use of mobile devices in the educational process (BLIC & CLIC)1, que abordou o uso de dispositivos móveis em contexto educativo para o desenvolvimento de competências digitais de estudantes e professores de escolas do Ensino Básico (3o. ciclo) e Secundário2 de seis países europeus: Portugal, Grécia, Itália, Polônia, Romênia e Turquia. O estudo permitiu diagnosticar a realidade sobre o uso de dispositivos móveis em contexto educativo das escolas envolvidas no projeto BLIC & CLIC, nomeadamente: (i) perceber qual a utilização pedagógica das tecnologias móveis feita pelos professores, e (ii) compreender suas opiniões sobre essa mesma utilização. Esse diagnóstico, realizado por meio de um questionário na fase inicial do projeto (março e abril de 2017), foi utilizado para desenhar um kit de aplicativos (Apps) para os professores e, simultaneamente, planos de aula para o uso pedagógico desses Apps, planos esses que foram posteriormente implementados e avaliados. Passado um ano, perto da finalização do projeto (maio e junho de 2018), foi novamente aplicado o questionário para verificar se houve evolução no pensamento e na ação dos professores em relação aos objetivos propostos.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70061
ISBN978-85-7565-109-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_LIVRO_Agrinho_Silva_Ramos_Lencastre_Bento.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID