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TítuloAbordagem curricular por competências no ensino superior : um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia nos Estado da Bahia - Brasil
Autor(es)Silva, António Carlos Ribeiro da
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Data28-Nov-2006
Resumo(s)As abordagens sobre a organização curricular no Ensino Superior não têm ocorrido com tanta frequência como na escola dos ensinos básico e secundário, pois repensar o currículo nestes níveis proporciona reflexão sobre a actual tensão em torno da qualidade dos cursos. Esta tese consiste num estudo sobre a abordagem curricular por competências, com ênfase nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Economia. O trabalho desenvolve-se a partir da identificação das orientações curriculares do Ministério da Educação do Brasil, que sinalizam a abordagem por competências como eixo norteador para os cursos de graduação. Assim, o estudo teve estes objectivos: a) identificar as actuais abordagens curriculares nos cursos investigados; b) analisar as competências e habilidades definidas pelo MEC para os cursos em estudo; c) constatar a importância atribuída pelos coordenadores dos cursos quanto às directrizes curriculares; d) conhecer as normas estabelecidas pelo MEC para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia; e) propor referenciais para uma abordagem curricular por competências. As bases analíticas foram elaboradas a partir da trilha teórica construída sobre o assunto, associada à trilha metodológica, procurando descobrir se, nos cursos pesquisados, havia o predomínio de currículos centrados em aspectos conteudais, com ênfase no ensino transmissivo, ou se se encontravam adaptados às mudanças legais, contidas num ensino por competências. O estudo empírico baseou-se numa metodologia quantitativa e qualitativa, com recurso à análise documental, ao inquérito por entrevista e ao inquérito por questionário. Os sujeitos pesquisados foram os coordenadores de cursos, os professores e os alunos do último semestre ou ano dos cursos pesquisados, nas Instituições de Ensino Superior com mais de sete anos, que ofereciam tais cursos no Estado da Bahia – Brasil. Foram aplicados inquéritos por questionário aos docentes e discentes, realizadas entrevistas aos coordenadores de cursos e foi também realizada uma análise documental (dispositivos legais que abordam as directrizes curriculares nacionais). Em síntese, os dados revelam que, nos cursos investigados, o ensino é ainda de natureza transmissiva, reprodutora e conteudista, com escassas mudanças relativamente ao que é preconizado nas orientações legais, pois não é ainda utilizada a abordagem curricular por competência. Por isso, a preocupação principal deste trabalho investigativo foi a de elaborar alguns referenciais para a organiozação de um currículo por competências, capaz de contribuir para mudanças de paradigma educacional, através da construção de novos caminhos educativos, criando e recriando condições que nos permitam desenvolver alternativas de aprendizagens, que atendam às necessidades, interesses e expectativas dos sujeitos aprendentes.
The approaches on curricula organization in higher education have not occurred as frequently as in the basic and secondary school because rethinking the higher education curriculum implies reflection on its current state of tension, towards an improvement in the quality of our courses. This thesis presents a study on the competencies approach of the curriculum in higher education with emphasis in the graduation courses of Administration, Countable Sciences and Economics, where an exploratory study was carried through. This work has developed finding the guidelines of the Ministério da Educação do Brazil (Ministry of the Education of Brazil) on the curricula that signal the competencies approach of the curriculum as the main method for the graduation courses. Therefore, the study had as goals: a) to identify the current approaches on the curricula in the researched courses; b) to analyze the competencies and the abilities defined by the MEC for the courses in study; c) to evidence the importance given by the course coordinators to the curriculum guidelines; d) to know the norms established by the MEC for the courses of Administration, Countable Sciences and Economics; e) to propose guidelines for a competencies approach of the curriculum. The analytical bases have been developed from the theoretical track built on the subject, as well as from the methodological track. We’ve tried to find out if in the researched courses there was a predominance of curricula centred in content aspects - with emphasis in transmissible education - or if they were already adapted to the legal changes, towards an education by competencies. This inquiry has been predominantly qualitative but the importance of the quantitative issues was properly validated. The subjects of this research have been the coordinators of the courses, the teachers and the students in the last semester or in the last year of the researched courses from the IES with more than seven years that offered these courses in the State of Bahia - Brazil. The teachers and the students have been inquired through questionnaires, the coordinators of the courses have been interviewed and the legal devices that approached the national directives on curricula were submitted to a documentary analysis. In synthesis, the interpretations of the data have disclosed that in the researched courses education is mostly presented in a transmissible, reproductive, centred in its content way, with few advances. A competencies approach of the curriculum still needs to make itself solid in these courses. For this reason, one of the concerns of this research was to produce some guidelines for a curriculum by competencies, capable to contribute for changes in the educational paradigm through building new educative ways, creating and recreating conditions that may allow us to develop alternatives of learning that take care of the needs, interests and expectations of the learning subjects.
TipodoctoralThesis
DescriçãoTese de Doutoramento em Educação, ramo do Conhecimento em Desenvolvimento Curricular
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6983
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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