Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6974

TítuloConcepções de escrita nos manuais “para-escolares” destinados a alunos e/ou professores
Autor(es)Silva, Maria do Céu Arouca da
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Data12-Jul-2006
Resumo(s)Reflectir sobre o sucesso educativo implica reflectir sobre as competências comunicativas dos alunos cujo desenvolvimento e aperfeiçoamento compete à disciplina de Língua Portuguesa. Dos diversos domínios objecto de estudo, o âmbito da competência de escrita assume particular relevo como factor de inserção social ao proporcionar condições para o desenvolvimento expressivo, cognitivo e a integração em diversos contextos sociais regidos e avaliados por textos escritos. O programa da disciplina de Língua Portuguesa reconhece as potencialidades da escrita ao instituí-la como conteúdo primordial, contrastando com a actual situação de grande deficiência que vem sendo repetidamente denunciada e cujas causas são remetidas para a escola. Por conseguinte, abordar as práticas pedagógicas pressupõe considerar os textos reguladores que conformam os princípios educacionais entre os quais se situam os textos programáticos e os manuais escolares. Deste modo, este estudo procurou determinar concepções de ensino da escrita subjacentes nos manuais, considerando a distinção da escrita, como meio de expressão de outros domínios, da escrita como objecto de aprendizagem. Pretendeu identificar os subdomínios de incidência do processo de escrita (planificação, redacção, revisão) e avaliar a incidência das modalidades e das tipologias de escrita. Os resultados obtidos evidenciaram o predomínio de uma concepção de ensino-aprendizagem da escrita fundada no conceito de texto-produto, em detrimento do conceito texto-processo, com provável reflexo nas práticas pedagógicas e na determinação do insucesso da aquisição dessa competência comunicativa.
A research on the students’ achievement at school also implies a detailed study of the students’ communicative skills whose development and improvement is usually in the general domain of the Portuguese Language subject. The area of writing is somehow more relevant than other areas of study because it is a factor of social inclusion as it provides the conditions for an expressive, cognitive and inclusive development in different social contexts which are ruled and evaluated by written texts. The Portuguese Language syllabus recognises the importance of writing by establishing it as its main content, in opposition to the present situation of great lack that has been repeatedly exposed and whose causes are usually imputed to the school. Therefore, dealing with teaching methods implies taking into consideration those texts that shape the educational principles such as the readings required by the syllabus and the textbooks. Thus, the aim of this research was to identify the different conceptions of teaching writing skills underlying in the textbooks, by considering the distinction between writing, as a means of expression, and writing, as a subject of learning. This research also intended to identify the sub domains of the range of the process of writing (planning, writing and revising) and also the range of the writing modality and typology. The results pointed out the predominance of a conception of the teaching-learning process of writing based on the concept of text-product, instead of the concept of text-process, with implications in the teaching methods and in the determination of failure in the acquisition of that communicative skill.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação, área de Especialização Supervisão Pedagógica em Ensino do Português
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6974
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Concepções de Escrita nos Manuais Para-Escolares....pdf569,64 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo Dados dos grafícos.pdf62,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL A.pdf65,38 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL B.pdf42,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL C.pdf126,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAl D.pdf50,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL E.pdf45,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL F.pdf40,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL G.pdf90,88 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL H.pdf52,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL I.pdf29,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo MANUAL J.pdf46,29 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capas.pdf26,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID