Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69610
Título: | Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários |
Outro(s) título(s): | Variance of career adaptability according to academic achievement of university students |
Autor(es): | Torres, Ana Rita Nunes da Silva |
Orientador(es): | Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares |
Palavras-chave: | Adaptabilidade da carreira Desenvolvimento de carreira Estudantes universitários Rendimento académico Career adaptability Career development University students Academic achievement |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | A entrada para a universidade constitui uma fase de vida que coloca aos estudantes desafios ao nível
académico e psicossocial. Este estudo explora a variância da adaptabilidade de carreira, de acordo com
o rendimento académico de estudantes da Universidade do Minho, analisando a amostra total e ciclos
de ensino. Participaram no estudo 476 estudantes de ambos os sexos (75,2% Mulheres), a frequentar
diferentes anos e cursos universitários. Utilizou-se, para a recolha de dados, um questionário
sociodemográfico e a escala Adaptabilidade na Carreira (Forma Universitária). O resultado da análise do
teste ANOVA Oneway, indica que existe variância significativa, sendo que, estudantes com rendimento
académico alto possuem maior preocupação, confiança e adaptabilidade de carreira. Em relação aos
ciclos de ensino, os resultados indicam que os estudantes do 1ºciclo com rendimento académico alto
revelam ter maior preocupação, confiança e adaptabilidade de carreira, enquanto que estudantes do
2ºciclo com rendimento académico alto apresentam apenas maior confiança. Estes resultados
contribuem para a aliança entre as variáveis de carreira e variáveis educacionais, reforçando a
importância das intervenções das universidades na adaptabilidade de carreira dos estudantes, podendo
ser uma estratégia para trabalhar as dificuldades em relação ao planeamento futuro de carreira,
sentimento de autoeficácia e de aprendizagem. The university course is a phase of life that presents students with academic and psychosocial challenges. This study explores the variance of career adaptability, according to academic achievement in students of University of Minho, analyzing the total sample and educational cycles. A total of 476 male and female university students (75,2% girls), attending different years and university courses participated in the study. A demographic data questionnaire and an Adaptability in the Career scale (University Form) were used for data collection. The results of the ANOVA Oneway test analysis show that there is significant variation, which means that students with higher academic achievement reveal higher levels in the dimensions of concern, confidence and career adaptability. In relation to the education cycles, the results indicate that 1st cycle students with high academic achievement reveal higher levels of concern, confidence and career adaptability, while 2nd cycle students with high academic achievement reveal more confidence. These results contribute to the alliance between career variables and educational variables, reinforcing the importance of university interventions in students' career adaptability, which can be a strategy to deal with difficulties in career planning, feeling of self-efficacy and learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69610 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AnaRitaTorres.pdf | 285,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons