Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/69198

TitleMobilidade Urbana Sustentável centrada no uso da bicicleta. Um sistema digital, integrado, partilhado e inteligente
Other titlesSustainable Urban Mobility focused on bicycle use. A digital, integrated, shared and intelligent system
Author(s)Meireles, Mário José Dias
Advisor(s)Ribeiro, Paulo
KeywordsBicicleta
Braga
Mobilidade
Mobilidade Urbana Sustentável
Starter Cycling City
Solução Digital
Bicycle
Digital Solution
Mobility
Sustainable Urban Mobility
Issue date25-Mar-2020
Abstract(s)Com o aumento da populações nas cidades, é necessário inverter o paradigma da mobilidade dominado pelo automóvel, passando este a ser centrado na bicicleta. Esta tese tem como principal objetivo desenvolver um conceito de mobilidade urbana centrada na bicicleta, que se pretende inteligente, integrada e partilhada, para cidades de pequena e média dimensão, onde a utilização do automóvel nas principais deslocações pendulares é dominante e a utilização da bicicleta para esse fim é reduzida. Assim, foi efetuada uma revisão da literatura sobre a realidade da mobilidade das cidades, onde se abordou a problemática da coexistência no mesmo espaço entre o carro e a bicicleta, o tema da bicicleta, dos sistemas de transporte público urbanos, dos sistemas de veículos partilhados, do estacionamento na cidade e dos sistemas digitais, integrados e inteligentes na mobilidade. Desenvolveu-se uma metodologia para demonstrar a hipótese de que uma mobilidade urbana sustentável centrada no uso da bicicleta pode promover e acelerar a adoção deste modo de transporte, quando é suportado por uma solução digital e inteligente (plataforma e aplicativo móvel), que permita desencadear e desenvolver um sistema de mobilidade integrado e partilhado, onde a mobilidade pode ser interpretada como um serviço ao alcance de todos. Desta forma, foi elaborado um caso de estudo para a cidade de Braga, que envolveu a realização de um conjunto de inquéritos a utilizadores e não utilizadores da bicicleta, bem como sessões de Focus Group aos utilizadores da bicicleta. Com isto foi possível identificar o perfil, as barreiras e os fatores que influenciam a adoção da bicicleta, as características e conteúdos que uma solução digital deve possuir e avaliar as soluções digitais existentes no mercado, tendo-se constatado que há uma predisposição para a utilização de uma solução digital que acelere a adoção do uso da bicicleta como modo de transporte regular. Os resultados destas duas ferramentas de investigação, a par com a revisão da literatura, serviram, também para a construção de uma solução digital, com a forte participação de alguns stakeholders, com algumas iterações que conduziram a melhorias da solução digital ao longo do seu processo de teste e experiência. Para além disso, realizou-se uma experiência de utilização real da solução digital, que permitiu comprovar que esta pode acelerar a adoção da bicicleta, podendo levar mais pessoas a utilizar a bicicleta e de uma forma mais rápida. Com este trabalho foi, ainda, possível concluir que a falta de uma rede ciclável segregada, a existência de uma infraestrutura insegura para a utilização da bicicleta e o medo provocado pela realidade atual da mobilidade, são fatores que condicionam a utilização da bicicleta como modo de transporte. Não obstante isso ser fundamental, verificou-se o cumprimento do objetivo desta tese, uma vez que ficou comprovado que a existência de uma solução digital pode ser uma base para se definir um modelo de mobilidade sustentável, sendo esta uma solução digital inteligente, integrada com componentes territoriais, bem como com outros modos de transporte e com capacidade de partilha dos seus serviços.
With the increase of population in cities, it is necessary to invert the mobility paradigm dominated by the car, to one that should now be centered on the bicycle. This thesis has as main objective to develop a concept of urban mobility centered on the bicycle, which is intended to be intelligent, integrated and shared, for small and mediumsized cities, where the use of the car is dominant and the use of the bicycle as a mean of transport is reduced. Thus, a literature review was carried out on the reality of city mobility, which addressed the problem of coexistence in the same space between the car and the bicycle, the bicycle theme, of urban public transport systems, of shared vehicle systems, city parking and digital, integrated and intelligent mobility systems. The methodology was developed to demonstrate the hypothesis that sustainable urban mobility centered on the use of bicycles can promote and accelerate the adoption of this mode of transport, when it is supported by a digital and intelligent solution (platform and mobile application), which allows to trigger and to develop an integrated and shared mobility system, where mobility can be interpreted as a service available to all. As such, a case study was prepared for the city of Braga, which involved carrying out a series of surveys for bicycle users and non-users, as well as Focus Group sessions for bicycle users. With this it was possible to identify the profile, the barriers and the factors that influence the adoption of the bicycle, the characteristics and contents that a digital solution must have and to evaluate the digital solutions existing in the market, having verified that there is a predisposition for the use of the digital solution that accelerates the adoption of the bicycle use as a regular mode of transport. The results of these two research tools, along with the literature reviewed, also served to build a digital solution, with the strong participation of some stakeholders, with some iterations that led to improvements in the digital solution throughout its process of test and experience. In addition, an actual experience of using the digital solution was carried out, which proved that it can accelerate the adoption of the bicycle and can lead more people, and more quickly, to use the bicycle. With this work it was also possible to conclude that the lack of a segregated cycle network, the existence of an insecure infrastructure for the use of the bicycle and the fear caused by the current reality of mobility, are factors that condition the use of the bicycle as a way of transport. Despite this being fundamental, the objective of this thesis was fulfilled, since it was proven that the existence of a digital solution can be the basis for defining a sustainable mobility model, which is an intelligent digital solution, integrated with territorial components, as well as with other modes of transport and with the ability to share their services.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento (Programa Doutoral em Sustentabilidade do Ambiente Construído)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/69198
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
C-TAC - Teses de Doutoramento

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