Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/69187

TitleNota introdutória: escutar para crer
Author(s)Oliveira, Madalena
Sá, Alberto
Portela, Pedro
Issue dateDec-2020
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitationOliveira, M., Sá, A. & Portela, P. (2020). Nota introdutória: escutar para crer. In M. Oliveira; A. Sá & P. Portela (Eds.), Escutar. Sentir. Guardar - Atas do I Encontro Online Audire (pp. 5-8). Braga: CECS.
Abstract(s)[Excerto] A diferença entre ouvir e escutar não é um exclusivo da língua portuguesa. Pelo menos as línguas mais próximas na Europa fazem a mesma distinção entre os dois verbos: oír e escuchar, em castelhano; ouïr e écouter, em Francês; sentire e ascoltare, em Italiano; to hear e to listen, em Inglês; hören e zuhören, em alemão. E em todos estes idiomas a divergência entre as duas ações radica no mesmo pressuposto: ouvir diz respeito a um ato relativamente involuntário, enquanto escutar supõe prestar atenção, ou, se quisermos, um ato de vontade, uma escolha intencional, até um certo sentido de alerta, como sugere, por exemplo, a expressão estar à escuta.
TypeConference editorial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69187
e-ISBN978-989-8600-97-4
Publisher versionhttp://www.cecs.uminho.pt/publicacoes/livros/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_Oliveira_Sa_Portela_Nota-introdutoria.pdf60,63 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID