Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67917

TítuloNegócios, cultura e estética: o caso da livraria Centésima Página
Outro(s) título(s)Négoce, culture et esthétique: le cas de la Librairie Centésima Página
Autor(es)Martins, Mariana Oliveira
Orientador(es)Rabot, Jean-Martin
Palavras-chaveLivrarias
Estetização
Distinção
Consumo cultural
Librairies
Esthétisation
Distinction
Consommation culturelle
Data2020
Resumo(s)Este trabalho discute a dinâmica de estilização de espaços e de costumes cotidianos a partir dos hábitos de consumo e socialização na livraria Centésima Página. Buscou-se compreender como a cultura praticada na referida livraria configura-se como uma forma refinada de comercializar e de consumir produtos que está ligada a estratégias de marcação de diferenças sociais. Para tanto, foi traçado um circuito de consumo de livros na cidade de Braga, com destaque para a Livraria Centésima Página, que foi escolhida como o caso heurístico que ilustra as problemáticas abordadas por este trabalho. A partir do estudo do caso desta livraria, foram analisadas as formas como livreiros e consumidores articulam e consolidam novas estratégias de capitalização cultural e econômica, as configurações simbólicas dos espaços e a forma como os fenômenos do consumo e da cultura material geram relações sociais e constituem subjetividades. Buscou-se compreender como o discurso da relação estética com espaços e objetos de consumo se cristaliza nas formas de circulação, venda e consumo de livros praticadas na livraria Centésima Página. Percebe-se como a livraria, a partir de uma postura de maior aproximação da esfera cultural, da estilização do seu ambiente e da prestação de serviços de forma personalizada, forja novas formas de consumo e de apropriação dos livros e do seu espaço de comercialização, formas essas que revelam uma tentativa de afastamento da lógica econômica da atividade livreira e uma maior aproximação do seu caráter simbólico e cultural, postura que confere um signo distintivo a si mesma e aos seus frequentadores.
Le présent travail porte sur la dynamique de stylisation des espaces et des coutumes quotidiennes à partir des habitudes de consommation et de socialisation en librairie. Nous avons cherché à comprendre comment la culture pratiquée dans certaines librairies est une manière raffinée de commercialiser et de consommer des produits liés à des stratégies de marquage des différences sociales. À cette fin, nous avons tracé un circuit de consommation de livres dans la ville de Braga, mettant en évidence la librairie Centésima Página, qui a été retenue comme le cas heuristique qui illustre les problématiques abordées dans ce travail. À partir de l’étude de cas de cette librairie, nous avons analysé la manière dont les libraires et les consommateurs articulent et consolident de nouvelles stratégies de capitalisation culturelle et économique, les configurations symboliques des espaces et la manière dont les phénomènes de consommation et de culture matérielle produisent des relations sociales et constituent des subjectivités. Nous avons cherché à comprendre comment le discours du rapport esthétique aux espaces et aux objets de consommation se cristallise dans des formes de circulation, de vente et de consommation des livres pratiquées dans la librairie Centésima Página. On peut voir comment la librairie Centésima Página, à partir d’une démarche de rapprochement plus étroit avec la sphère culturelle, d’une démarche de stylisation de son environnement et de prestation de services personnalisés, forge de nouvelles formes de consommation et d’appropriation des livres et de leur espace de commercialisation, qui témoignent d’une tentative de distanciation par rapport à la logique économique de l’activité liée aux livres et de rapprochement avec leur caractère symbolique et culturel, posture qui confère un signe distinctif aux libraires ainsi qu’à ceux qui fréquentent les librairies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67917
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Dissertação_PG34130_MarianaMartins.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID