Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/679

TitleRepositóriUM: implementação do DSpace em português: lições para o futuro e linhas de investigação.
Author(s)Rodrigues, Eloy
Baptista, Ana Alice
Ramos, Isabel
Sarmento e Souza, M. F.
KeywordsAcesso Livre
Comunicação científica
Repositório Institucional
DSpace
Issue date2004
CitationCONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 5, Lisboa, 2004 - "CAPSI 2004 : actas da 5ª conferência" [CD ROM]. Lisboa : APSI, 2004.
Abstract(s)Neste trabalho descrevemos a implementação do Repositório Institucional (RepositóriUM) da Universidade do Minho (UMinho), Portugal. A UMinho traduziu e está a utilizar a primeira versão em língua portuguesa do DSpace, um programa Open Source desenvolvido numa parceria entre o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Hewlett-Packard (HP). As cinco fases definidas para o plano de implementação são descritas neste trabalho (1. instalação, tradução e configuração; 2. carregamento de teses e dissertações; 3. instituição das comunidades piloto; 4. abertura do repositório ao público, e 5. abertura para toda comunidade da UMinho), bem como as razões que conduziram à escolha das seis comunidades piloto de diferentes áreas do conhecimento para participarem nesse período de implementação (Sistemas de Informações; Engenharia de Polímeros; Engenharia Biológica; Gestão, e uma da área de Ciências Humanas e outra da área de Ciências Sociais). Neste artigo pretendemos compartilhar as lições aprendidas com o processo, e os caminhos de investigação que o projecto abriu, em particular para investigação e comparação de comportamentos de comunidades com diferentes culturas, de acordo com algumas questões e observações surgidas durante os primeiros dez meses de experiência. Tendo estas informações como base, foram identificados alguns caminhos para pesquisa que começam a ser desenvolvidos no contexto de pesquisas de mestrado ou doutorado na UMinho.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/679
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:DSI - Sociedade da Informação


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis