Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6727

Titleb-learning : um caso de aprendizagem colaborativa usando a Fle3
Other titlesb-learning : a collaborative learning case using Fle3 platform
Author(s)Martins, Vítor Manuel Barroso
Advisor(s)Dias, Paulo
KeywordsB-learning
Estudo de caso único
Aprendizagem colaborativa
Investigação progressiva
Construção do conhecimento
Fle3
Single case study
Collaborative learning
Progressive inquiry
Knowledge building
Issue date23-Mar-2007
Abstract(s)A investigação conduzida parte da identificação de alguns desajustes entre as exigências da Sociedade actual e as competências desenvolvidas pelos educandos em função da resposta educativa da Escola. Com esta investigação, tentamos contribuir para a validação da utilização da ferramenta Fle3, de b-learning, para potenciar o processo de aprendizagem dos alunos através da implementação de metodologias de construção colaborativa do conhecimento. A plataforma Fle3, não sendo pedagogicamente neutra, suporta a construção colaborativa do conhecimento através da interacção, em linha, dos participantes de forma estruturada pelo método da investigação progressiva. Este método, baseado em princípios de investigação científica, adequa-se ao desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender a partir da resolução de problemas. O curso “Estrutura da Geosfera”, desenvolvido na modalidade de b-learning, constituiu-se em estudo de caso único para, através de uma abordagem qualitativa, se aferir da validade da utilização da plataforma Fle3 na promoção da aprendizagem. Recorrendo a diversos instrumentos de recolha − questionários, testes, observação participante, registo de interacção na plataforma, documentos electrónicos e entrevistas − obtiveram-se dados provenientes de fontes diversas para, através da sua leitura cruzada, se descrever e analisar a adequação da utilização da plataforma Fle3 na promoção da aprendizagem no âmbito do curso ”Estrutura da Geosfera”. Os resultados obtidos fornecem indicações interessantes no que respeita às condições de acesso e utilização da plataforma Fle3 e o envolvimento dos participantes, à influência do modelo organizacional e pedagógico do curso sobre as actividades dos intervenientes na construção do conhecimento e sobre a influência da participação nas actividades e o desenvolvimento das competências dos participantes.
This investigation derives from the identification of some divergences between the demands of the Information Society and students’ skills that have been developed through school education. This same research aims at contributing for the validation of b-learning Fle3 usage in order to improve the student’s learning process through the use of methodologies based on collaborative knowledge building. Fle3, a pedagogically non-neutral platform, supports the construction of collaborative knowledge using methods of progressive inquiry through on-line structured interaction. This method, based on scientific investigation principles, seeks the development of the learner’s capacity of learning how to learn through problem solving. “Estrutura da Geosfera”, developed according to b-learning methodologies, was a single case study course which aimed to qualitatively evaluate the use of the Fle3 platform in the promotion of learning. In order to describe and analyse the adequacy of the Fle3 platform for learning promotion in the course “Estrutura da Geosfera”, we interwove several information gathering instruments, such as questionnaires, tests, participative observation, platform interaction records, electronic documents and interviews. The obtained results illustrate some interesting hints concerning use and access conditions of the Fle3 and the participants’ engagement, the influence of the organisational and pedagogical nature of the course upon the intervening elements’ activities in terms of knowledge construction, and the relation between the participation in activities and the development of the participants’ skills.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de Mestrado em Educação, área de especialização em Informática no Ensino
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6727
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Martins Vítor (2006) b-learning Um caso apz colab Fle3.pdf3,67 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID