Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66821
Título: | O Território como espaço de novas aprendizagens |
Outro(s) título(s): | Territory as a space for new learning |
Autor(es): | Magalhães, Patrícia Andreia Costa Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Educação Urbana Projeto Educativo Comunidades de Aprendizagem Desenvolvimento Curricular Urban Education Educational Project Learning Communities Curricular Development |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citação: | Magalhães, P., & Morgado, J. C. (2017). O Território como espaço de novas aprendizagens. Revista De Estudios E Investigación En Psicología Y Educación, 394-396. |
Resumo(s): | Desde a Reforma Educativa implementada na sequência da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), em 1986, temos assistido a diversas formas de aproximação da Escola ao Local, expressas através de normativos legais ou produções científicas acerca desta problemática. A relação entre a Escola e a Comunidade pressupõe uma indagação dialógica sobre os princípios comuns que as devem nortear e as formas de concretizar as práticas desenvolvidas no território em comunidades de aprendizagem. Não é nosso intuito apresentar um modelo ideal para a construção de comunidades de aprendizagem a partir do Local, pretendemos apenas refletir sobre a pertinência de um Sistema Educativo Integrado, que permita o desenvolvimento territorial, enquanto espaço de vários constructos. Since the Education Reform implemented following the publication of the Basic Education Act (LBSE) in 1986, we have witnessed various ways of approaching School to Local, expressed through legal norms or scientific productions about this problem. The relationship between the School and the Community presupposes a dialogical inquiry about the common principles that should guide them and the ways of realizing the practices developed in the territory in learning communities. It is not our intention to present an ideal model for the construction of Learning Communities from the Local, we intend to only reflect on the pertinence of an Integrated Educational System, that allows the territorial development, as space of several constructs |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66821 |
DOI: | 10.17979/reipe.2017.0.05.3221 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Versão da editora: | https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.05.3221 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O território como espaço de novas aprendizagens.pdf Acesso restrito! | 153,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |